O Centro Qualifica

Os Centros Qualifica (CQ) são centros especializados em qualificação de adultos que têm como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos. Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.

Inscrever-se

Quem são os destinatários

  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, mudar de área profissional ou melhorar as suas competências.
  • Jovens enquadrados pela Garantia Jovem, entre os 15 e 29 anos, que não se encontrem a frequentar modalidades de formação ou de educação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

Num Centro Qualifica pode:

  • Aceder a um serviço de informação, orientação e encaminhamento com vista à obtenção de uma qualificação escolar e profissional.
  • Realizar um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais, na sua vertente escolar, profissional ou de dupla certificação, em áreas de formação ligadas ao setor dos serviços.

Como é que o Cento Qualifica desenvolve a sua atividade?

O Centro Qualifica do Citeforma desenvolve a sua atividade de acordo com as seguintes etapas:

Em que Saídas Profissionais é possível obter certificação?

O Centro Qualifica desenvolve processos de RVCC profissional nas seguintes saídas:

Área de educação e formação Saída profissional
Audiovisuais e Produção dos Media Técnico/a de Multimédia (Nível IV)
Ciências informáticas

Operador/a de Informática (nível II) 

Programador/a de Informática (Nível IV)
Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes (nível IV)
Técnico/a de Informática - Sistemas (nível IV)

Comércio Técnico/a de Vendas (nível IV)
Técnico/a de Vitrinismo (nível IV)
Técnico/a de Logística (nível IV)
Técnico/a Comercial (nível IV)
Técnico/a de Marketing (nível IV)
Contabilidade e Fiscalidade Técnico/a de Contabilidade (nível IV)
Enquadramento na Organização/Empresa Técnico/a de Qualidade (nível IV)
Técnico/a de Relações Laborais (nível IV)
Hotelaria e Restauração Rececionista de Hotel (nível IV)
Marketing e Publicidade Técnico/a de Organização de Eventos (nível IV)
Secretariado e Trabalho Administrativo Assistente Administrativo/a (nível II)
Técnico/a Administrativo (nível IV)
Técnico/a de Secretariado (nível IV)
Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica Técnico/a de Ótica Ocular
Turismo e Lazer Técnico/a de Informação e Animação Turística (nível IV)

Perguntas frequentes - FAQ

Sim, o Centro está autorizado a realizar processos de RVCC nesta vertente.

Deve dirigir-se a um Centro Qualifica promovido por centros de gestão direta ou de gestão participada da rede do IEFP (como é o caso do Citeforma), agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas dos ensinos básico e secundários públicos, estabelecimentos de ensino particular ou cooperativo, com autonomia pedagógica ou escolas profissionais

Consultando o nosso site ou a nossa página do Facebook, onde mantemos sempre informação atualizada sobre a atividade do Centro. Pode ainda contactar-nos através do 21 7994560 ou do e-mail citeforma@centroqualifica.gov.pt 

Sim, deverá contactar o seu CQ para poder dar continuidade ao seu processo de certificação, sendo agora sujeito às novas metodologias de validação e certificação desenvolvidas no âmbito do Programa Qualifica.

É um instrumento tecnológico de registo de qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto e de orientação para percursos de educação e formação.

Não, deve utilizar as mesmas credenciais que já tinha até aqui, não sendo necessário solicitar um novo código de registo.

Deverá contactar um Centro Qualifica ou uma Entidade Formadora que tenha frequentado e solicitar um código de registo, mediante a apresentação de um documento de identificação válido.

Sim, de acordo com a Portaria 232/2016, de 29 de agosto, todos os adultos integrados nos processos de RVCC devem frequentar no mínimo 50h de formação complementar.

Pode ainda consultar o Portal Qualifica, criado pela ANQEP, ou utilizar a linha informativa disponibilizada para esse fim (800 200 030)

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia