Gestão de conflitos

  • Enquadramento

    Os conflitos nas organizações e nos relacionamentos interpessoais são inevitáveis. Frequentemente, a existência de conflitos é sinal de vitalidade, de mudança e de que se está a enfrentar os desafios dos mercados e do desenvolvimento pessoal. Porém, o verdadeiro indicador de saúde organizacional e da satisfação pessoal não é o número de conflitos que ocorrem, mas o facto de os conflitos serem efetivamente resolvidos e o modo como o são. Descontentamentos, ressentimentos, frustrações e desmotivação são manifestações de conflitos não resolvidos ou mal resolvidos. Enfrentar conflitos causa ansiedade, frustração e irritação mas os problemas não se resolvem por si próprios. A colaboração e o compromisso como formas de negociação são competências a desenvolver para a eficácia da gestão de desacordos. O recurso às competências da Inteligência Emocional constitui-se como a estratégia mais eficaz de ultrapassar barreiras no processo de comunicação e nas estratégias e táticas utilizadas pelo opositor. Este curso pretende promover aptidões de gestão construtiva dos desacordos, construindo soluções em que todos ganham, porque o importante é resolver ou prevenir o conflito, preservando o relacionamento pessoal e a eficácia organizacional. A metodologia pedagógica está organizada de forma a proporcionar a cada participante o desenvolvimento e o treino de comportamentos em situação de conflito imediatamente aplicáveis ao seu contexto pessoal e profissional.
  • Objetivos

    Gerir conflitos.

  • Destinatários

    Trabalhadores do setor de serviços, tendo como habilitações mínimas o 9º ano de escolaridade.
  • Programa

    • 1 Gestão de Conflitos
    • 1.01 Efeitos positivos e negativos dos conflitos
    • 1.02 Causas dos conflitos
    • 1.03 Causas de tensões
    • 1.04 Comunicação assertiva
    • 1.05 Modos de lidar com conflitos
    • 1.06 Competências de análise e diagnóstico de situações
    • 1.07 Componentes da gestão emocional
    • 1.08 Quadro de competência emocional
    • 1.09 Caracterização, conceito e tipologia da negociação
    • 1.10 O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
    • 1.11 Gestão construtiva de desacordos
  • Tipo de Formação

    Formação de Ativos

  • Percursos Formativos

  • UFCD

    1531

  • Data

    2020-10-01 - 2020-10-09

  • Local

    Lisboa

  • Horário / Duração

    2f a 6f, 18h30-22h30 / 25h

  • Inscrição

    55 € (Sócios: 30 €)

    OBS : Formação em modalidade b-learning com sessões à distância e presenciais.

    Isenção para desempregados (ver Regime Inscrição UFCD)

* Nas ações já iniciadas, pode efetuar uma inscrição provisória,
de forma a ser contactado quando a ação voltar a ser calendarizada.

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