Gestão de stress e gestão de conflitos

  • Enquadramento

    É impossível estar vivo e não saber o que é o stress e a maioria de nós encara-o como um monstro sempre à espreita. O stress agita as emoções, confunde o raciocínio, baralha a concentração e consome a memória. As pessoas que respondem bem ao stress podem ter um melhor desempenho. A capacidade de pensar e aprender rapidamente, concentrar-se com calma, fazer julgamentos lúcidos e agir de forma decidida são atributos que podem surgir tão naturalmente quanto o ato de respirar, desde que conhecidos os mecanismos mais eficazes às diferentes situações.
  • Objetivos

    Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.

    Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.

    Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.

    Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.

    Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

  • Destinatários

    Trabalhadores do setor de serviços, tendo como habilitações mínimas o 9º ano de escolaridade.
  • Programa

    • 1 Gestão de Stress e Gestão de Conflitos
    • 1.1 Gestão de stress
    • 1.1.1 Stress - conceito e modelo explicativo; causas e factores primários de stress no trabalho;Sintomas de stress-relação entre desempenho e stress
    • 1.1.2 Avaliação individual do grau de stress; Fases do stress;Formas individuais de lidar com o stress
    • 1.1.3 Factores de risco; Procrastinação;Tomada de decisões;Estilo de vida
    • 1.1.4 Como Implementar a mudança; Análise da situação;Gestão do tempo;Assertividade;Técnicas de relaxamento e meditação.
    • 1.2 Gestão de conflitos
    • 1.2.1 Relações interpessoais e o conflito; Diferentes tipos de conflitos;Fontes e rastilhos de conflito;Conflito enquanto processo
    • 1.2.2 Estilos pessoais de gestão de conflitos; Conflito como oportunidade;Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros
  • Tipo de Formação

    Formação de Ativos

  • Percursos Formativos

  • UFCD

    4651

  • Data

    2020-10-26 - 2020-11-10

  • Local

    Porto

  • Horário / Duração

    Pós-laboral / 25h

  • Inscrição

    0 €

    OBS : Com direito a subsídio nos termos da legislação em vigor

* Nas ações já iniciadas, pode efetuar uma inscrição provisória,
de forma a ser contactado quando a ação voltar a ser calendarizada.

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