Comunicação, moderação, técnicas de apresentação e visualização

27-01-2025 - 20-02-2025

Duas a três vezes por semana, das 19:00h às 22:30h / 50h

126 € (Sócios: 63 €)
OBS : Curso gratuito para formandos da região Norte OU candidatos desempregados (todo o país)
Com direito a subsídio de refeição (todos os candidatos)
Os valores de inscrição são aplicáveis aos formandos ativos empregados que residam fora da Região Norte.

UFCD 4641

Coordenador: Susana Pereira

Competências

  • Comunicação (Desenvolver as competências comunicacionais)
  • Improve yourself
  • Técnicas e ferramentas de trabalho (Trabalhar com técnicas e ferramentas de trabalho.)

Finalidade do Curso

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, tornar comum". A comunicação, base da interação entre as pessoas, é um dos pilares das relações humanas. O homem primitivo já procurava novas formas de comunicação para se relacionar com os demais, e manter a harmonia nos grupos nos quais vivia. A capacidade de participação de cada indivíduo é elemento fundamental de todo o complexo sistema social em que nos inserimos e representa uma das atividades mais complexas com que nos defrontamos. As relações modificaram-se com o passar dos séculos, mas o relacionamento interpessoal manteve-se no tempo. Mesmo sendo base do convívio humano, muitas pessoas têm problemas em se relacionarem umas com as outras, sejam nos relacionamentos pessoais, profissionais ou sociais. O presente curso é um poderoso processo de desenvolvimento humano, favorecido através de estratégias e técnicas para a promoção de uma comunicação interpessoal eficaz preconizando a busca de realizações pessoais e profissionais.

A quem se destina o curso

Todas as pessoas que independentemente da sua profissão, habilitação académica ou ocupação atual queiram melhorar as suas competências comunicacionais e técnicas de apresentação. Possuir no mínimo o 9º ano de escolaridade.

Nas ações já iniciadas, pode efetuar uma manifestação de interesse, de forma a ser contactado quando a ação voltar a ser calendarizada.

  • 1 Comunicação, moderação, técnicas de apresentação e visualização
  • 1.1 Comunicação
  • 1.1.1 Importância da comunicação
  • 1.1.2 Fatores de impato na comunicação verbal e não verbal
  • 1.1.3 Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz
  • 1.1.4 Principais estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz : Escuta ativa e a reformulação ; Assertividade ; Feedback ; Clarificação
  • 1.2 Moderação
  • 1.2.1 Reuniões tradicionais vs reuniões facilitadas
  • 1.2.2 Facilitador e participantes
  • 1.2.3 Facilitação - fases do processo
  • 1.2.4 Perfil e tarefas do facilitador
  • 1.2.5 Aspetos logísticos
  • 1.2.6 Técnicas de comunicação
  • 1.2.7 Inventário de metodologias
  • 1.2.8 Processo facilitado - estruturação, execução e intervenções pós-processo
  • 1.2.9 Perfil dos «atores» em processos facilitados - facilitador e participantes
  • 1.2.10 Formatos específicos
  • 1.2.11 Facilitadores em equipa
  • 1.2.12 Facilitador externo versus facilitador interno
  • 1.3 Técnicas de Apresentação e visualização
  • 1.3.1 Competências para falar em público: Fatores emocionais que interferem na apresentação ; Postura ; Voz ; Controlar a comunicação verbal e não verbal para desenvolver uma exposição dinâmica e persuasiva
  • 1.3.2 Planeamento e a organização das apresentações: Planeamento da apresentação em função dos objectivos e da audiência ; Etapas da apresentação ; Métodos, técnicas e meios auxiliares
  • 1.3.3 Desenvolvimento da apresentação: Sinais da audiência ; Gerir a relação com a audiência ; Lidar com perguntas e objecções
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