Técnico de comunicação - Marketing, relações públicas e publicidade - EFA

06-12-2021 - 12-10-2022

Lisboa

2ª a 6ª às 9h30 às 17h30 / 1366h

0 €
OBS : Formação em modalidade b-learning (combina sessões à distância com sessões presenciais).

Estágio incluído. Os formandos têm direito a bolsa de formação, subsidio de transporte, subsídio de refeição nos termos das normas em vigor, bem como subsídio de acolhimento.

Enquadramento

Num mercado cada vez mais saturado de marcas, encontrar um factor diferenciador tornou-se no principal foco das marcas e empresas que se debatem por um posicionamento sólido, por encontrar uma voz e por se tornarem em algo valioso para o consumidor. Não só o factor diferenciador se tornou imprescindível, como a presença online passou a ditar a sobrevivência de uma marca ou empresa.

Novas profissões têm surgido no mercado: profissionais de vídeo marketing, de criação de conteúdo criativo, de marketing de influência, de products set styling, copywriters, assistentes virtuais, trabalho com afiliados…, e todas inseridas num contexto online. Todos querem criar conteúdo virtual, todos querem ter uma comunidade digital, e todos querem oferecer uma experiência completa ao consumidor.

Saber quais as tendências na comunicação digital, que se adaptam a cada posicionamento de marca, a cada lifestyle de consumidor, e que efetivamente se convertem numa venda, no alcance de um objetivo, deverá ser a meta.

Com este curso passaremos da estratégia e do plano de marketing, para o lançamento do produto, criaremos todo o branding da marca, o storytelling da comunicação, indicaremos quais as plataformas e meios certos para publicar o seu conteúdo, e quais os eventos em que deveremos estar presentes, abordaremos as técnicas certas para atrair o consumidor, nomeadamente através da relevância do conteúdo criado, resultado do que a marca quer dizer e o que o nosso público quer ouvir.

O curso pretende desenvolver competências na criação de conteúdo relevante e criativo para marcas e empresas, trabalhando questões de assessoria e comunicação para o cliente certo, quer nas instituições físicas, quer no mundo digital. Pretende trabalhar não apenas as estratégias de marketing, mas dar as ferramentas necessárias para as implementar: como criá-las de forma criativa (através do domínio de ferramentas, técnicas e softwares digitais de tratamento de imagem e vídeo), como comunicá-las, divulgá-las e disseminá-las quer nos meios tradicionais quer no mundo digital.

Objetivos

Objetivo Geral

Participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade. 



Atividades Principais

Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré­estabelecidos/definidos.

Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação. Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização. Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização. Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção. Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social. Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.

Destinatários

Idade igual ou superior a 18 anos, com o 12º ano de escolaridade completo.
Têm de estar inscritos, nos Centros de Emprego, os candidatos:
- entre os 18 e os 22 anos;
- os desempregados de longa duração (+ de 1 ano).

Este curso é desenvolvido com base na totalidade do seu referencial, pelo que terão prioridade os candidatos não certificados em qualquer das UFCDs que o integram.

Formação em modalidade b-learning (combina sessões à distância com sessões presenciais).
Requisitos tecnológicos: Acesso à internet; Computador com camera e microfone; Office.
Requisitos específicos:Acesso a PC com 8GB de RAM; 200 GB de Disco.

Nas ações já iniciadas, pode efetuar uma inscrição provisória, de forma a ser contactado quando a ação voltar a ser calendarizada.

  • 1 Formação Tecnológica
  • 1.1 História da imagem
  • 1.2 Design comunicação e multimédia
  • 1.3 Tecnologias de fotografia e vídeo
  • 1.4 Comunicação visual - o guião e o storyboard
  • 1.5 Parâmetros de concepção gráfica, estilos de grafismos pessoais e contemporâneos e realização de maquetas
  • 1.6 Execução de desenho vetorial
  • 1.7 Elementos de uma imagem corporativa
  • 1.8 Produção audiovisual
  • 1.9 Paginação, composição de texto, arquitetura do livro, desenho e arranjo gráfico da letra
  • 1.10 Criação e tratamento de imagens matriciais
  • 1.11 Conceção da linha gráfica de produtos
  • 1.12 Pós-produção vídeo digital - edição
  • 1.13 Orçamentação e fontes de financiamento
  • 1.14 Plano estratégico de comunicação
  • 1.15 Publicidade e marketing
  • 1.16 Comportamento do consumidor
  • 1.17 Criatividade em comunicação e publicidade
  • 1.18 Novas formas de publicidade
  • 1.19 Campanha publicitária
  • 1.20 Fundamentos do marketing
  • 1.21 Mercado - Comercialização e segmentação
  • 1.22 Marketing-mix no produto e no serviço
  • 1.23 Gestão operacional de marketing
  • 1.24 Plano de marketing
  • 1.25 Marketing digital
  • 1.26 Comunicação interpessoal e institucional - princípios e práticas
  • 1.27 Relações públicas na estratégia das organizações
  • 1.28 Comunicação institucional
  • 1.29 Comunicação interna, externa e integrada
  • 1.30 Organização de eventos nacionais e internacionais
  • 1.31 Gestão da relação com o público
  • 2 Bolsa
  • 2.1 Trendmarketing
  • 2.2 Organização e gestão de estruturas de divulgação
  • 2.3 Escrita criativa
  • 2.4 Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego
  • 3 Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - PRA
  • 4 Formação Prática em contexto de Trabalho
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