Reconhecer a importância da comunicação e desenvolver estratégias e técnicas para a promoção de uma comunicação interpessoal eficaz.
Fornecer ferramentas essenciais para atuar eficazmente como facilitador(a).
Refletir sobre a intervenção adequada como facilitador(a) em diferentes tipos de processos.
Planear e estruturar a informação de forma a transmiti-la eficazmente, a par da realização de apresentações dinâmicas e persuasivas.
Mobilizar as capacidades de comunicação verbal e gestual do profissional, bem como atender às características culturais na realização de apresentações.
Objetivos
Desenvolver as competências pessoais no contexto relacional, com recurso ao desenvolvimento da assertividade e da inteligência emocional.
Identificar a importância da motivação no desempenho profissional.
Aplicar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e resolução de conflitos interpessoais.
Destinatários
Pessoas que pretendam adquirir competências associadas ao perfil profissional de Técnico de Secretariado, constante no Catálogo Nacional de Qualificações e/ou técnicos da área profissional visada, que no âmbito da sua formação contínua pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Programa
1 Comunicação e Comportamento Organizacional
1.1 Comunicação
1.1.1 Autodiagnóstico das atitudes comunicacionais e os seus efeitos no comportamento do outro
1.1.2 A assertividade na comunicação eficaz
1.1.3 A importância do feedback na comunicação e na motivação
1.1.4 Desenvolver as competências sociais e pessoais através da inteligência emocional
1.2 Motivação
1.2.1 A motivação: O conhecimento dos objectivos e dos resultados; o reforço e o desafio
1.2.2 Principais teorias sobre a motivação
1.3 Gestão de conflitos
1.3.1 Os conflitos nas organizações: causas, manifestações e contextos
1.3.2 Os processos de negociação
1.3.3 A autoconsciência e o autocontrolo como domínios da inteligência emocional
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma.Conhecer Política de CookiesAceito