Enquadramento

A utilização generalizada das novas tecnologias de informação tem vindo a colocar novos desafios à sociedade e em particular a forçar a inovação no ensino e formação mudando o paradigma da educação.

Entre as diferentes e variadas tecnologias e dispositivos disponíveis podemos destacar os tablets, os smart phones, os quadros interativos, o Streaming Audio e Vídeo, as Push Technologies e a Realidade Virtual.

O uso do computador, dos telemóveis “smart” e da Internet, levou ao desenvolvimento de modelos de ensino interativos em praticamente todos os tipos de ensino. Por exemplo, numa altura em que as redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade, não podemos ignorar as suas potencialidades no que respeita à promoção da aprendizagem.

Contudo, não parece ainda haver consenso sobre a melhor maneira de usar de novas tecnologias de informação nas práticas educativas.

Assim, acompanhar a utilização e aceitação pelos formandos e formadores destas novas tecnologias e espaços de comunicação, como é exemplo o Facebook, e perceber se estes utilizadores estarão, também, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem, é uma questão premente.

Neste enquadramento, e porque importa conhecer, debater, pensar e planear o papel futuro destas novas tecnologias no Ensino/Formação propõe-se organizar um ciclo de Seminários.

Objetivo

Debater a problemática dos contextos sociais e tecnológicos atuais na formação profissional como evidência do reposicionamento dos diferentes atores

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