Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade - EFA

  • Enquadramento

    Num mercado cada vez mais saturado de marcas, encontrar um factor diferenciador tornou-se no principal foco das marcas e empresas que se debatem por um posicionamento sólido, por encontrar uma voz e por se tornarem em algo valioso para o consumidor. Não só o factor diferenciador se tornou imprescindível, como a presença online passou a ditar a sobrevivência de uma marca ou empresa.

    Novas profissões têm surgido no mercado: profissionais de vídeo marketing, de criação de conteúdo criativo, de marketing de influência, de products set styling, copywriters, assistentes virtuais, trabalho com afiliados…, e todas inseridas num contexto online. Todos querem criar conteúdo virtual, todos querem ter uma comunidade digital, e todos querem oferecer uma experiência completa ao consumidor.

    Saber quais as tendências na comunicação digital, que se adaptam a cada posicionamento de marca, a cada lifestyle de consumidor, e que efetivamente se convertem numa venda, no alcance de um objetivo, deverá ser a meta.

    Com este curso passaremos da estratégia e do plano de marketing, para o lançamento do produto, criaremos todo o branding da marca, o storytelling da comunicação, indicaremos quais as plataformas e meios certos para publicar o seu conteúdo, e quais os eventos em que deveremos estar presentes, abordaremos as técnicas certas para atrair o consumidor, nomeadamente através da relevância do conteúdo criado, resultado do que a marca quer dizer e o que o nosso público quer ouvir.

    O curso pretende desenvolver competências na criação de conteúdo relevante e criativo para marcas e empresas, trabalhando questões de assessoria e comunicação para o cliente certo, quer nas instituições físicas, quer no mundo digital. Pretende trabalhar não apenas as estratégias de marketing, mas dar as ferramentas necessárias para as implementar: como criá-las de forma criativa (através do domínio de ferramentas, técnicas e softwares digitais de tratamento de imagem e vídeo), como comunicá-las, divulgá-las e disseminá-las quer nos meios tradicionais quer no mundo digital.
  • Objetivos

    Objetivo Geral

    Participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade. 



    Atividades Principais

    Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré­estabelecidos/definidos.

    Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação. Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização. Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização. Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção. Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social. Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.

  • Destinatários

    Idade igual ou superior a 18 anos, com o 12º ano de escolaridade completo.
    Os candidatos entre os 18 e os 22 anos e/ ou os desempregados de longa duração (+ de 1 ano) têm de estar inscritos no Centro de Emprego (conforme previsto em IRI).

    Este curso é desenvolvido com base na totalidade do seu referencial, pelo que terão prioridade os candidatos não certificados em qualquer das UFCDs que o integram.

    Formação em modalidade b-learning (combina sessões à distância com sessões presenciais).
    Requisitos tecnológicos: Acesso à internet; Computador com camera e microfone; Office.
  • Programa

    • 1 Formação Tecnológica
    • 1.1 História da imagem
    • 1.2 Design comunicação e multimédia
    • 1.3 Tecnologias de fotografia e vídeo
    • 1.4 Comunicação visual - o guião e o storyboard
    • 1.5 Parâmetros de concepção gráfica, estilos de grafismos pessoais e contemporâneos e realização de maquetas
    • 1.6 Execução de desenho vetorial
    • 1.7 Elementos de uma imagem corporativa
    • 1.8 Produção audiovisual
    • 1.9 Paginação, composição de texto, arquitetura do livro, desenho e arranjo gráfico da letra
    • 1.10 Criação e tratamento de imagens matriciais
    • 1.11 Conceção da linha gráfica de produtos
    • 1.12 Pós-produção vídeo digital - edição
    • 1.13 Orçamentação e fontes de financiamento
    • 1.14 Plano estratégico de comunicação
    • 1.15 Publicidade e marketing
    • 1.16 Comportamento do consumidor
    • 1.17 Criatividade em comunicação e publicidade
    • 1.18 Novas formas de publicidade
    • 1.19 Campanha publicitária
    • 1.20 Fundamentos do marketing
    • 1.21 Mercado - Comercialização e segmentação
    • 1.22 Marketing-mix no produto e no serviço
    • 1.23 Gestão operacional de marketing
    • 1.24 Plano de marketing
    • 1.25 Marketing digital
    • 1.26 Comunicação interpessoal e institucional - princípios e práticas
    • 1.27 Relações públicas na estratégia das organizações
    • 1.28 Comunicação institucional
    • 1.29 Comunicação interna, externa e integrada
    • 1.30 Organização de eventos nacionais e internacionais
    • 1.31 Gestão da relação com o público
    • 2 Bolsa
    • 3 Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - PRA
    • 4 Formação Prática em contexto de Trabalho
  • Tipo de Formação

  • Percursos Formativos

  • Data

    2020-12-02 - 2021-10-12

  • Local

    Lisboa

  • Horário / Duração

    2ª a 6ª, das 9h30 às 17h30 / 1366h

  • Inscrição

    0 €

    OBS : Formação em modalidade b-learning com sessões à distância e presenciais.

    Nas sessões presenciais e de forma a garantir o distanciamento social, a sala de formação tem uma lotação máxima de dez formandos

    Estágio incluído. Os formandos têm direito a subsidio de transporte, subsídio de refeição e apoios sociais nos termos da legislação em vigor.

* Nas ações já iniciadas, pode efetuar uma inscrição provisória,
de forma a ser contactado quando a ação voltar a ser calendarizada.

Faça já a sua inscrição!

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia