2022 foi um ano terrível para a cibersegurança em Portugal, mas 2023 pode ser pior

2022 foi um ano terrível para a cibersegurança em Portugal, mas 2023 pode ser pior

O Gabinete Nacional de Segurança e o Centro Nacional de Cibersegurança afirmam, no último relatório publicado, que os número em Portugal mostram um aumento de 26% nos incidentes de cibersegurança em 2021 e a Check Point, outra empresa especializada, aponta para uma subida de 42% só no primeiro semestre de 2022, a nível global.

Na memória dos portugueses estão os ataque, a 2 de janeiro ao grupo Impresa, dono da SIC e do Expresso, e que impedia o acesso aos sites da TV e do jornal e à plataforma OPTO, mas que afetou também os sistemas internos e o arquivo de informação.

Também a 7 de fevereiro foi a vez da Vodafone Portugal, classificado como “um ato terrorista, criminoso, dirigido à rede” e que teve impacto nas comunicações móveis não apenas dos 4 milhões de clientes da empresa, mas de toda a população. A lista de empresas é vasta, e incluem ainda os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, a Sonae MC, o Hospital Garcia da Horta, a agência Lusa , o jornal i e o Nascer do Sol, a TAP, os sites do Sporting e do FC Porto, o Estado Maior das Forças Armadas, o BCP e a Câmara Municipal de Loures.

À TSF o especialista em cibersegurança Francisco Nina Rente considera que há uma "falta de talento gigante" para ajudar empresas e Governo a lidar com os ataques. É, por isso, necessário colmatar esta necessidade, e, para isso, nos dias 5 a 28 de dezembro, o Citeforma realiza uma formação sobre “Segurança de redes”, destinado a quem pretenda adquirir competências associadas ao perfil profissional de Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Rede. As matérias a lecionar ocupam-se de temas como Redes informáticas, Segurança informática e Sistemas Operativos e a inscrição pode ser feita AQUI.

04 novembro 2022

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo Plano de Recuperação e Resiliência
  • logo poise
  • logo poch
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia