Academia Citeforma Conversas no Sofá

Academia Citeforma Conversas no Sofá

O Citeforma volta a contar com o envolvimento de elementos da equipa do Citeforma (coordenadores, formadores e técnicos) para uma iniciativa que pretende abordar assuntos específicos, lançados por especialistas na área e depois debatidos com os intervenientes inscritos. 

Pretende-se, com estas Conversas no Sofá, uma abordagem, de forma informal, de assuntos que se revelem muito atuais e que permitam a troca de experiências e de preocupações, entre participantes, com a moderação do coordenador. As sessões serão organizadas em ciclos semanais e com um tema definido, que será depois, em cada dia, explorado por um especialista diferente.

Estes ciclos de debate vão ser divulgados nesta página. Vão ser conduzidos pelo nosso corpo de formadores e serão de acesso gratuito.

 

Inscrições atraves dos respetivos links.

Garanta que não perde as novidades e registe-se no nosso site:

https://www.citeforma.pt/o-citeforma/newsletter

 

TEMA: "EMPREENDEDORISMO EM TEMPOS DE COVID" 


Enquadramento da Conversa:
Num novo cenário pós Covid que se apresenta a todos nós, várias soluções são necessárias para podermos retomar a "normalidade laboral" e uma delas passa pela criação do seu próprio negócio, tema que vamos abordar nas Conversas no Sofá.

Conversa 1 - Temos todos perfil de empreendedores?
Dia 8 de setembro - 18:30h - 19:30h
Formador Carlos Barata

Conversa 2 - Todas as ideias de negócio podem gerar um negócio?
Dia 9 de setembro - 18:30h - 19:30h
Formadora Sofia Alçada

Conversa 3 - Para quê um estudo de mercado?
Dia 10 de setembro - 18:30h - 19:30h
Formadora Iris Almeida

Conversa 4 - Quais os principais instrumentos jurídicos para tornar o meu negócio sustentável
Dia 11 de setembro - 18:30h - 19:30h
Formadora Teresa Costa Mendes

Inscrições em https://www.citeforma.pt/formacao/formacao-continua/cursos/empreendedorismo/empreendedorismo-em-tempos-de-covid

Notas curriculares:

Carlos Barata
Licenciado em Psicologia, com pós-graduado pela Hertfordshire College of Art & Design – Inglaterra. É detentor de diversas especializações, destacando-se PNL, Coaching, Inteligência Emocional, Liderança.
Formador e Consultor credenciado com mais de 30 anos de experiência em contextos formativos e pedagógicos, em áreas comportamentais diversas, tais como Inteligência Emocional, Coaching, Team Building, PNL, Assertividade, Gestão de Conflitos, Gestão do Tempo, entre outras.
Tem participado como consultor e formador nas áreas da formação comportamental e intervenção organizacional, colaborando com várias entidades incluindo Siemens, Vulcano, Grundig, Blaupunkt, Autoeuropa, Bosch, ISQ, Portucel, ANF, MAPFRE, AXA, M.A.I, Jerónimo Martins, S.G.S., Teixeira Duarte, IEFP, IGF, Presidência da República, Casa Pia.
Para além da sua experiência como formador, desempenha funções de coordenação pedagógica da área de desenvolvimento pessoal, no Citeforma.

Sofia Alçada
Formação em Gestão de empresas. Experiência profissional em vastas áreas de atividade e dimensões de empresas desde multinacionais até startups. Atualmente, tem um negócio próprio que dá apoio na vertente de marketing e digital com forte componente para negócios em fases iniciais de atividade. Parceira em dois projetos emergentes - um na área de informação e outro na área da economia circular.
Formadora nas áreas de marketing e empreendedorismo.

Íris de Almeida
15 anos de experiência profissional em ambiente empresarial nas áreas de Marketing, Comercial e de Apoio à Gestão.
Consultora nas áreas de Gestão e Marketing desde 2006.
Formadora nas áreas de Empreendedorismo, Marketing e Vendas desde 2009.
Mestre em Marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa com tese na área do Marketing Social.
Licenciada em Marketing Internacional pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

 

 

 

TEMA: “BOAS PRÁTICAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO”

nova edição - 30.06 a 06.07.2020

Conversa 1 – Boas práticas decorrentes de um sistema de gestão da qualidade. Porquê implementar?
Formadora - Maria Perpétuo

Conversa 2 – Boas práticas decorrentes de um sistema de gestão do ambiente. Porquê implementar?
Formadora - Marta Oliveira

Conversa 3 – Boas práticas decorrentes de um sistema de gestão da segurança. Porquê implementar?
Formadora - Inês Carrelo

Conversa 4 – Boas práticas decorrentes de um sistema de responsabilidade social. Porquê implementar?
Formador - Jorge Almeida

Conversa 5 – As vantagens de ter um sistema integrado de gestão. Aplicável a todas as organizações?
Formador - Jorge Almeida

Horário: 19h00 às 20h00

Inscrições em https://www.citeforma.pt/formacao/formacao-continua/cursos/qualidade/boas-praticas-na-implementacao-de-sistemas-de-gestao

Nota curricular de Jorge Almeida

JORGE ALEXANDRE SALES DE ALMEIDA
Nasceu em Tomar, a 25 de Abril de 1981.
Licenciou-se em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, em 2004.
Realizou uma Pós-graduação em Coordenação de Segurança em Obra, na TUV Rheinland – Portugal, em 2006.
Mestre em Eng. Ambiente, com média de 17 valores – Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, em 2010.
Realizou Curso de Auditorias a Sistemas Integrados – Qualidade, Ambiente, Segurança (ISO 9001:2008; ISO 14001:2004; OHSAS 18001:2007; ISO 45001:2018).
Formador, área da Qualidade, Ambiente, e Segurança e Saúde no Trabalho desde 2005, e no Citeforma desde 2018.
Gestor de Qualidade, Ambiente e Segurança (QAS) na empresa Hagen Engenharia SA, entre 2004 e 2018.
Consultor para a implementação da norma ISO 9001:2015 e OHSAS 18001:2007 / ISO 45001:2018, em empresa de Construção, nos mercados de Angola e Moçambique, entre 2016 e 2018.
Docente da disciplina “Segurança na Construção Civil”, no Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, curso superior de Saúde Ambiental, entre 2011 e 2015.
Realizou Curso Europeu de Primeiros Socorros, promovido pela Escola Nacional de Bombeiros, em 2019.
Autor da Tese de Mestrado “Plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição – uma análise crítica”, publicado pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia.

 

MARTA OLIVEIRA
Marta Oliveira concluiu a sua licenciatura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2001. Na Profoc fez o curso de pós-graduação de Técnica Superior de Segurança e Saúde no Trabalho Nível V. Na TUV Reineler fez o curso de pós-graduação de Energias Renováveis. Na Loyd's Register fez o curso de Auditora Interna da Qualidade e posteriormente Auditora Interna de Ambiente.
De 2001 a 2002 fez estagio profissional na Câmara Municipal de Setúbal.
De 2002 a 2003 foi coordenadora de ambiente e espaços verdes maior Junta de Freguesia de Setúbal.
De 2003 a 2008 trabalhou na Portucel Setúbal, hoje Navigator Company, nos Sistemas da Qualidade e Ambiente e no Processo de Produção de Pasta para Papel.
De 2008 a 2010 internacionalização na Aquapesca Moçambique e Oceinede Mascaragnes a criar de raiz um sistema de gestão de Qualidade,Ambiente e Segurança.
De 2010 a 2011 prestou serviços de Técnica Superior de Segurança e Saúde no Trabalho Nível V, é exerceu funções de Auditora de Qualidade, Ambiente e Segurança e de Auditora de Processo na Webasto Portugal.
De 2012 a 2016 ingressou na ENA-Agência de Energia e Ambiente onde esteve envolvida em várias internacionalizações - projetos internacionais e nacionais de candidaturas a fundos comunitários.
Mais de 10 anos de experiência como formadora nas áreas de ambiente, qualidade, segurança, energia e auditorias internas.
Exerce presentemente consultoria internacional, gestão de projetos e formação.

 

MARIA PERPÉTUO
Licenciada em Farmácia Ramo Indústria pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – Brasil - (1983);
Atividade Atual:
Formadora em Sistemas de Gestão da Qualidade, Norma ISO 9001 e Auditorias da Qualidade;
Consultora na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em diversos setores de atividade, tais como Indústria Farmacêutica, Distribuição Grossista de Medicamentos, Clínicas, Farmácias, Laboratórios de Análises Clínicas, Centros de Formação Profissional e Respostas Sociais (Unidades Residenciais, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Creches, Centros de Atividades Ocupacionais);
Auditora (1ª, 2ª e 3ª partes) com diversas auditorias realizadas;
Experiência Profissional:
Responsável pela Qualidade na Indústria Farmacêutica, na produção de matérias-primas por síntese/química fina;
Responsável Técnica na Indústria Farmacêutica, na produção de medicamentos fitoterápicos;
Titular de uma bolsa de estudos concedida pelo Governo Italiano para a Stazione Sperimentale per la Industria degli Olii e dei Grassi em Milão – Itália

TEMA:  Promoção do Produto no Mundo Digital

Moderadora: Raquel Castanheira Sousa Santos

Enquadramento do tema: Face ao clima atual, e às circunstâncias que obrigaram as marcas a apostar numa presença digital, muitas dúvidas surgiram relacionadas com a forma como o deveremos fazer. Novos comportamentos de compra instalaram-se e as marcas terão de se readaptar, reajustar e inovar.
Nestas conversas no sofá iremos debater questões ligadas ao marketing digital e ao papel do visual merchanding online.

 

Conversa 1 - A divulgação do produto integrado na estratégia de Marketing Digital (marketing 360º, marketing omnicanal, e-comerce e redes sociais)
22 junho
Formadora: Sofia Alçada

Conversa 2 - Apresentação do produto/serviço como resposta a novos comportamentos de compra - Buyer Journey, Tendências, Conjuntura Atual/ Adaptação do Visual Merchanding Online
23 junho 
Formadora: Selma Carvalho

Conversa 3 - Objetivos e Técnicas de apresentação do produto através do visual merchandising online 
25 junho 
Formadora: Selma Carvalho

Conversa 4 - O papel e desafios do visual merchandising online
26 junho 
Formadora: Cristiana de Sousa

Horário: 18h30-19h30

 Inscrições em https://www.citeforma.pt/formacao/formacao-continua/cursos/marketing-publicidade-e-visual-merchandising/promocao-do-produto-no-mundo-digital

 

Notas Curriculares:

Sofia Alçada
Larga experiência em Marketing e Vendas em diversas indústrias com ênfase na definição de “Business Plan”, negociação, estratégias de Marketing e Comunicação, Gestão de marcas e a implementação em mercados locais.
Apoio a negócios na vertente digital, através de uma empresa própria e formadora nas áreas de marketing e em especial na área digital.

Selma Carvalho
Designer de comunicação, a sua experiência profissional assenta essencialmente nas áreas do design gráfico, do marketing e gestão de marcas, branding digital e do Visual Merchandising.

Cristiana de Sousa
Visual Merchandiser Portugal Chicco Shops - moda e calçado.
Principais funções: criação de manuais de VM, compra e gestão de produto e formação contínua na área de VM.

 

 

Tema: "Empreendedorismo em tempos de Covid"

Enquadramento da Conversa:
Num novo cenário pós Covid que se apresenta a todos nós, várias soluções são necessárias para podermos retomar a "normalidade laboral" e uma delas passa pela criação do seu próprio negócio, tema que vamos abordar nas Conversas no Sofá.

Conversa 1 - Temos todos perfil de empreendedores? 
Dia 9 de Junho - 18:30h - 19:30h
Formador Carlos Barata

Conversa 2 - Todas as ideias de negócio podem gerar um negócio?
Dia 15 de junho - 18:30h - 19:30h 
Formadora  Sofia Alçada

Conversa 3 - Para quê um estudo de mercado? 
Dia 16  de junho - 18:30h - 19:30h 
Formadora  Iris Almeida 

Conversa 4 - Quais os principais instrumentos jurídicos para tornar o meu negócio sustentável
Dia 17 de junho - 18:30h - 19:30h
Formadora Teresa Costa Mendes

 

Inscrições em https://www.citeforma.pt/formacao/formacao-continua/cursos/empreendedorismo/empreendedorismo-em-tempos-de-covid

 

Notas curriculares:

Carlos Barata 
Licenciado em Psicologia, com pós-graduado pela Hertfordshire College of Art & Design – Inglaterra. É detentor de diversas especializações, destacando-se PNL, Coaching, Inteligência Emocional, Liderança.
Formador e Consultor credenciado com mais de 30 anos de experiência em contextos formativos e pedagógicos, em áreas comportamentais diversas, tais como Inteligência Emocional, Coaching, Team Building, PNL, Assertividade, Gestão de Conflitos, Gestão do Tempo, entre outras.
Tem participado como consultor e formador nas áreas da formação comportamental e intervenção organizacional, colaborando com várias entidades incluindo Siemens, Vulcano, Grundig, Blaupunkt, Autoeuropa, Bosch, ISQ, Portucel, ANF, MAPFRE, AXA, M.A.I, Jerónimo Martins, S.G.S., Teixeira Duarte, IEFP, IGF, Presidência da República, Casa Pia.
Para além da sua experiência como formador, desempenha funções de coordenação pedagógica da área de desenvolvimento pessoal, no Citeforma.

 

Sofia Alçada
Formação em Gestão de empresas. Experiência profissional em vastas áreas de atividade e dimensões de empresas desde multinacionais até startups. Atualmente, tem um negócio próprio que dá apoio na vertente de marketing e digital com forte componente para negócios em fases iniciais de atividade. Parceira em dois projetos emergentes - um na área de informação e outro na área da economia circular.
Formadora nas áreas de marketing e empreendedorismo.

 

Íris de Almeida
15 anos de experiência profissional em ambiente empresarial nas áreas de Marketing, Comercial e de Apoio à Gestão.
Consultora nas áreas de Gestão e Marketing desde 2006.
Formadora nas áreas de Empreendedorismo, Marketing e Vendas desde 2009.
Mestre em Marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa com tese na área do Marketing Social.
Licenciada em Marketing Internacional pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

 

Tema: "Fiscalidade das Pessoas Singulares"

Conversa 1 - Tributação dos rendimentos do trabalho dependente e pensões
Dia 25 de maio
Formadora Helena Magno

Conversa 2 - Mais-valias no imposto sobre o rendimentos
Dia 26 de maio
Formadora Helena Magno

Conversa 3 - Tributação dos rendimentos empresariais e profissionais
Dia 27 de maio
Formador Fernando Parsotam

Conversa 4 - Obrigações e garantias dos contribuintes
Dia 28 de maio
Formadora Helena Magno

Horário: 19h00 às 20h00

EDIÇÃO ESGOTADA

 

Breve nota biográfica dos moderadores

HELENA GOMES MAGNO
Gestora Tributária e Aduaneira e exercer funções no Centro de Estudos Fiscais da AT
Mestre em Ciências jurídico-financeiras pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Professora Auxiliar Convidada do ISCSP da Universidade de Lisboa.
formadora de várias entidades: AT, Citeforma, ANAI, ASOR

FERNANDO PARSOTAM
Especialista em direito fiscal, docente no ISCAL, formador do Citeforma.

 

TEMA: “BOAS PRÁTICAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO

Conversa 1 – Boas práticas decorrentes de um sistema de gestão da qualidade. Porquê implementar?
Dia 18 de maio
Formadora - Maria Perpétuo

Conversa 2 – Boas práticas decorrentes de um sistema de gestão do ambiente. Porquê implementar?
Dia 19 de maio
Formadora - Marta Oliveira

Conversa 3 – Boas práticas decorrentes de um sistema de gestão da segurança. Porquê implementar?
Dia 20 de maio
Formadora - Inês Carrelo

Conversa 4 – Boas práticas decorrentes de um sistema de responsabilidade social. Porquê implementar?
Dia 21 de maio
Formador - Jorge Almeida

Conversa 5 – As vantagens de ter um sistema integrado de gestão. Aplicável a todas as organizações?
Dia 22 de maio
Formador - Jorge Almeida

Horário: 19h00 às 20h00

Edição esgotada.

 

Nota curricular de Jorge Almeida

JORGE ALEXANDRE SALES DE ALMEIDA
Nasceu em Tomar, a 25 de Abril de 1981.
Licenciou-se em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, em 2004.
Realizou uma Pós-graduação em Coordenação de Segurança em Obra, na TUV Rheinland – Portugal, em 2006.
Mestre em Eng. Ambiente, com média de 17 valores – Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, em 2010.
Realizou Curso de Auditorias a Sistemas Integrados – Qualidade, Ambiente, Segurança (ISO 9001:2008; ISO 14001:2004; OHSAS 18001:2007; ISO 45001:2018).
Formador, área da Qualidade, Ambiente, e Segurança e Saúde no Trabalho desde 2005, e no Citeforma desde 2018.
Gestor de Qualidade, Ambiente e Segurança (QAS) na empresa Hagen Engenharia SA, entre 2004 e 2018.
Consultor para a implementação da norma ISO 9001:2015 e OHSAS 18001:2007 / ISO 45001:2018, em empresa de Construção, nos mercados de Angola e Moçambique, entre 2016 e 2018.
Docente da disciplina “Segurança na Construção Civil”, no Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, curso superior de Saúde Ambiental, entre 2011 e 2015.
Realizou Curso Europeu de Primeiros Socorros, promovido pela Escola Nacional de Bombeiros, em 2019.
Autor da Tese de Mestrado “Plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição – uma análise crítica”, publicado pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia.

 

Tema: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO SOFÁ” - esgotado

Conversa 1 – As máquinas pensam?
Dia 4 de maio
Conversa 2 – Ética na Inteligência Artificial?
Dia 5 de maio
Conversa 3 – Imitar o cérebro
Dia 6 de maio
Conversa 4 – Imitar a vida
Dia 11 de maio
Conversa 5 – Futuro da Inteligência Artificial
Dia 12 de maio

Horário: 19h00 às 20h00

Moderador: Vitor Santos

EDIÇÃO ESGOTADA

 

Nota biográfica do moderador

Vitor Santos, é Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, lecionando disciplinas das áreas dos “Sistemas de Informação”, “Inteligência Artificial”, “Data Science”, “Bases de Dados, “Compiladores” e ”Engenharia de Software”. Antes disso foi Professor convidado na Universidade de Trás os Monte e Alto Douro (UTAD) e na Universidade do Minho (UM). Integra vários comités científicos de revistas e conferências nacionais e internacionais e é autor de diversos artigos académicos (>120) , de um livro sobre IS e de um romance. Foi durante 8,5 anos, o Academic Computer Science Program Manager da Microsoft Portugal. Antes disso ocupou posições de direção em empresas do Banco Santander e desenvolveu atividades de Engenharia Informática durante cerca de 15 anos (>40 projetos de SI). Foi membro eleito da Ordem dos Engenheiros (3 mandatos) e da Direção da APDSI. Colabora com o Citeforma desde de 1993.
Vitor Santos é doutorado pela Universidade do Minho em Sistemas e Tecnologias de Informação, licenciado em Engenharia Informática pela Cocite, pós graduado em Ciências da Computação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, DEA (Diploma de Estudos Avançados) pela Universidade do Minho e detêm o Título de Especialista em Informática conferido pelos Institutos Politécnicos da Guarda, Castelo Branco e Viseu. Atualmente encontra-se a trabalhar num segundo doutoramento na FLUL em Cultura e Comunicação.

 

 

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia