Centro Qualifica do Citeforma conclui processo de RVCC Profissional realizado totalmente a distância

Centro Qualifica do Citeforma conclui processo de RVCC Profissional realizado totalmente a distância

Luís Dias, foi o primeiro candidato que, no âmbito do modelo de RVCC Profissional a distância, do Centro Qualifica do Citeforma, conseguiu alcançar a certificação. Pela via da experiência, este candidato demonstrou competências que lhe permitiram obter o referencial profissional de nível IV de Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes.

“Isto foi um objetivo pessoal de fechar este capítulo” explicou-nos Luís Dias.  “Foi um processo que me deu algum trabalho. Perdi algumas horas nisto, mas penso que foi importante para rever alguns pontos que tinha em mente e outros com que não lidava há muito tempo. Foi também uma aprendizagem. Aprendi muita coisa com isto”. Em jeito de balanço, refere que “Valeu a pena!”

A prova de certificação foi realizada num novo sistema, implementado por imposição das restrições colocadas pela pandemia. Liliana Esteves, Técnica do Centro Qualifica explica-nos que, “em 2020 já decorreram diversos processos de certificação a distância. No Profissional, exatamente por ser algo muito prático e que normalmente  exige contacto presencial, só agora é que foi operacionalizado neste regime” Acrescenta que, o facto de ser uma saída profissional na área das Novas Tecnologias “não só tem sentido como é enquadrável na modalidade a distância”.

Luís Dias foi acompanhado por um grupo de jurados, composto por quatro elementos: o formador Cléon Santos, que seguiu o candidato ao longo do processo de RVCC Profissional e que assumiu a presidência do júri, os formadores da área de Redes Manuel Ramos e Luís Roque, e o representante do SITESE, Carlos Monteiro. A prova de certificação decorreu ao longo de cerca de três horas. O trabalho do candidato foi monitorizado através de duas câmaras, uma que possibilitava o acompanhamento do gesto técnico e da execução prática e motora, assim como do visionamento do ambiente circundante ao candidato e ao decurso da prova, e uma outra câmara que permitia a partilha de tela e o acompanhamento direto dos procedimentos técnicos executados informaticamente.

De acordo com Liliana Esteves “esta foi uma experiência bastante interessante do ponto de vista técnico-pedagógico, pois possibilitou aliar diferentes valências e contornar constrangimentos que impossibilitariam a realização deste processo de RVCC. Todo o processo decorreu a distância, mantendo o rigor e a exigência”.

 

Tem interesse em obter uma certificação profissional no Centro Qualifica do Citeforma?
Consulte toda a informação  e faça já a sua inscrição. O processo é gratuito!
Mais informações em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

13 abril 2021

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia