Cerimónia de entrega de certificados de cursos de qualificação que terminaram em 2018

Cerimónia de entrega de certificados de cursos de qualificação que terminaram em 2018

A cerimónia de entrega de certificados, a candidatos que concluíram cursos de qualificação em 2018, teve lugar esta quinta-feira, no Auditório do Citeforma. Testemunhos espontâneos de formandos, sobre o impacto positivo do curso nas suas vidas, marcaram esta sessão.

Formandos de onze cursos de formação, das Modalidades de CET e EFA, que terminaram em 2018, regressaram ontem ao Citeforma para receber a sua certificação. A maior parte dos formandos encontra-se colocada no mercado de trabalho. Há cursos com taxas de colocação de 100%, como é o caso da Contabilidade, outros próximos disso, como o Vitrinismo, a Programação ou o curso de Redes e outros menos, mas, ainda assim, a média é de 70%. O Citeforma vai continuar a trabalhar no sentido de colocar aqueles que ainda não conseguiram um lugar no mercado laboral.

De forma espontânea, no decorrer da entrega de certificados, duas formandas tomaram conta do microfone, para deixar o seu testemunho. Magda Pereira, que frequentou o curso de Educação e Formação de Adultos de Técnico de Secretariado deixou uma mensagem de esperança, ao referir que conseguiu colocação no mercado de trabalho - apesar dos seus 54 anos de idade - , através do curso que frequentou no Citeforma.

O outro testemunho veio de Elena Arefieva, que alcançou a certificação de Rececionista de Hotel (EFA). Também de forma emotiva, deu voz a um exemplo de inclusão. Explicou que apesar de ter algumas limitações, como o facto de ter nacionalidade russa - e por essa razão não dominar a língua portuguesa-, teve mais dificuldade em concluir o percurso formativo, mas com o seu esforço e o apoio do Citeforma conseguiu terminar o processo formativo com sucesso.

Ainda na sessão de abertura, Vitor Coelho, em representação do Sitese, o sindicato outorgante do Citeforma, falou do papel desta organização no acompanhamento e introdução das profissões e das categorias profissionais no mercado laboral, reforçando a importância da formação profissional.

 

Presente também na cerimónia, em representação do IEFP - o outro outorgante do Citeforma -  estiveram João Lourenço, responsável do Centro Nacional de Qualificação de Formadores, e Cristina Pinto, Presidente do Conselho de Administração do Citeforma. Ambos abordaram a preocupação dos profissionais, hoje em dia, em manter as suas competências atualizadas e Cristina Pinto deixou “a porta aberta a todos para voltarem ao Citeforma, ao longo da sua vida profissional, para atualizações”.

No final da sessão, o diretor do Citeforma, referiu a sua satisfação com os testemunhos que foram partilhados de forma natural e sincera, no decorrer da cerimónia. Na sua opinião, este feedback é uma evidência de que “o Citeforma é um centro que se preocupa com as pessoas e muitas vezes temos sucesso”.

01 março 2019

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização. Conhecer Política de Cookies ok
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia