Citeforma Apoia a Implementação de Projeto de RVCC em Cabo Verde

Citeforma Apoia a Implementação de Projeto de RVCC em Cabo Verde

O Citeforma levou uma equipa técnica do Centro Qualifica a Cabo Verde, no final de maio, com o objetivo de apoiar a implementação de um mecanismo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz. O trabalho incidiu sobre as saídas profissionais de Secretariado e Trabalho Administrativo, Informática e Turismo, que são áreas de competência do Citeforma.

Cabo Verde está a fazer um investimento no capital humano, com a finalidade de combater as dificuldades económicas e sociais, de forma sustentável e duradoura. Nesse sentido, avançou para a implementação de um sistema de RVCC, com o apoio do Citeforma.

Este processo contempla a transferência de competências e de experiência do Citeforma, nos domínios do RVCC Profissional para entidades de Cabo Verde; a adaptação e desenvolvimento de metodologias e instrumentos inerentes, tendo por base um diagnóstico local de necessidades; a promoção de ações de formação que visam a apropriação de conhecimentos, por parte dos intervenientes locais; r o acompanhamento e avaliação da implementação do projeto.

Esta ação de assistência técnica, que teve lugar em Cabo Verde, integrou uma etapa preparatória que abrangeu o diagnóstico de necessidades, a definição da abordagem metodológica e a elaboração de materiais pedagógicos. Contemplou também uma componente de formação em que se procurou preparar as equipas que irão intervir localmente. Foram destinatários destas ações Técnicos da Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações e Técnicos do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde.

A implementação do processo e das suas ferramentas permitiu capacitar os técnicos para uma intervenção autónoma. Admite-se, no futuro, um eventual alargamento a outras saídas profissionais.

O Citeforma desenvolve processos de RVCC, na sua vertente escolar e profissional, desde 2006. São mais de 12000 os candidatos que aqui procuraram amentar as suas qualificações, por esta via. Este projeto teve início em setembro de 2018, com base na sólida experiência do Citeforma, nesta área. Têm um prazo de concretização de cerca de dois anos.

 

08 agosto 2019

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização. Conhecer Política de Cookies ok
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia