Citeforma no 1º lugar em Vitrinismo no Campeonato Nacional das Profissões

O Citeforma conquistou o primeiro lugar na profissão de Vitrinismo, do Campeonato Nacional das Profissões, que se realizou no Porto, entre 25 e 30 de maio. O rigor e a competência técnica distinguiram o trabalho realizado por Guilherme Pinto, formando do primeiro ano do curso de Aprendizagem de Técnico de Vitrinismo. Este centro de formação participou também nas provas de Contabilidade e Gestão, com Helena Gonçalves e Tecnologias da Informação com Admir Santos. Ainda que não tenha sido possível subir ao pódio, a prestação destes jovens, que se haviam distinguido em provas anteriores, foi muito boa.

Esta foi a primeira participação do Citeforma na profissão de Vitrinismo, cujo sucesso carimbou a ida do jovem à fase seguinte: o Campeonato Europeu das Profissões que que decorrerá em outubro deste ano, em França (Lille). “Foi uma grande competição, acho que os meus colegas também eram muito bons e sabia que todos tínhamos capacidade de fazer o trabalho, o que também aumentou a pressão durante a prova. Há sempre contratempos e a duração é muito curta. Há coisas que se rasgam e é preciso fazer de novo, a tinta que não seca…cheguei a pensar em desistir. Mas estou contente por ter conseguido e percebi que tenho a capacidade de criar uma montra toda de raiz” refere Guilherme Pinto. A ida a França é um desafio que agora o formando encara com entusiasmo. “Quero participar e concorrer, mas também vou com o espirito de aprender e trazer outros conhecimentos para cá!” admite com ânimo.

A experiencia profissional anterior, numa loja, aguçou o interesse do Guilherme pela área do Vitrinismo “Tive oportunidade de acompanhar a vitrinista da loja na execução de montras e no final do contrato, acabei por me inscrever no curso do Citeforma, pois queria aprender mais. Já decorreram sete meses, desde o início do curso considerando o formando que ” as técnicas aqui ensinadas, a ajuda da coordenadora e das outras formadoras - todas profissionais na área – que me foram dando indicações e conselhos, a participação em concursos e os trabalhos realizados no Citeforma” foram somando experiencia que ajudaram à conquista da medalha de ouro.

A prova de Vitrinismo decorreu num grande espaço comercial da cidade. Os concorrentes tinham de fazer uma montra e um nicho, cada uma das mostras, com o tempo controlado de um dia e meio. “A montra tinha de obedecer aos critérios de co-creation e taylormade. Ou seja, tinha de usar a ideia do cliente e o material do fornecedor na execução do projeto, por outro, as coisas tinham de ser feitas à medida” explicou-nos Guilherme Pinto, que começou do nada, fez toda a decoração e construiu os elementos desta montra. Materiais de construção e bricolage eram os produtos a expor, obedecendo à forma piramidal. No nicho o tema foi a reciclagem e o concorrente do Citeforma recorreu a alegorias sobre o lado direito e esquerdo do cérebro para explorar o motivo. Nesta reflexão visual, o concorrente leva-nos a ponderar sobre a necessidade que temos de reciclar, em última análise, como sobrevivência, mas também ao apelo emocional da questão.

06 junho 2014

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo Plano de Recuperação e Resiliência
  • logo poise
  • logo poch
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia