Citeforma promove ações de Formação em Almada em parceria com entidades locais

Citeforma promove ações de Formação em Almada em parceria com entidades locais

Um trabalho de parceria desenvolvido entre o Citeforma e o Centro de Emprego de Almada, com o apoio da Companhia de Teatro de Almada, levou já à realização de três ações de formação de Excel (inicial e avançado) e Inglês, na margem sul do Tejo. No último trimestre do ano, está previsto o início de um curso para desempregados de Presença Digital e Redes Sociais.

Esta iniciativa resultou do trabalho de cooperação de dois parceiros da mesma rede: o Centro de Emprego de Almada e o Citeforma. “Na sequência de algumas reuniões que tivemos com o Centro de Emprego de Almada, foram identificadas necessidades de formação, junto de entidades deste Concelho, na área de intervenção do Citeforma” explica Cristina Tavares, diretora interina do Citeforma. A mais premente, assinalada pelo Centro de Emprego de Almada, prendia-se com a formação de trabalhadores da Companhia de Teatro de Almada. Assim, foi disponibilizada uma sala, no próprio Teatro municipal Joaquim Benite, que o Citeforma equipou com todos os elementos necessários. Foram identificadas necessidades de formação na área de Excel (avançado) e construído um curso, que iniciou a 24 de maio e decorreu durante duas semanas. O grupo acabou por ser preenchido por utentes do Centro de Emprego de Almada. Uma nova ação, de Excel (inicial), começou a 14 de junho, desta vez só com candidatos desempregados. Na segunda quinzena de julho a Informática deu lugar à língua Inglesa, com um curso de nível inicial, também para desempregados.

A parceria com o Centro de Emprego de Almada

Para Vitor Castanheira, Diretor do Centro de Emprego de Almada, “As parcerias virtuosas são aquelas que conseguem alcançar plenamente os seus propósitos. E, no caso presente, foi precisamente isso que aconteceu. O Teatro Joaquim Benite manifestou a necessidade de dar formação profissional aos seus trabalhadores e o Citeforma, concertadamente com o Centro de Emprego, conseguiu responder cabalmente a esta solicitação.

O curso foi organizado e ficou logo definido que as vagas sobrantes ficariam disponíveis para desempregados inscritos. Em síntese, uma situação que à partida, pelos cânones normais, não teria resposta, com agilidade e capacidade de articulação foi resolvida, conseguindo-se formar a turma com o número mínimo de formandos necessários. E, tão virtuosa foi a parceria que, até à presente data, já permitiu a organização de outra ação de formação no mesmo espaço, agora só para desempregados.

Em síntese, a deteção de necessidades de formação e a capacidade para agilizar as soluções necessárias à sua satisfação são posturas que a modernidade exige permanentemente, porque, em última instância, a razão de ser e o fim último tanto do Centro de Emprego e do Citeforma é a de dar resposta aos seus utentes.“

 

Testemunho de Marisa Faria, formanda do curso de Excel Avançado

“Foi uma formação interessante e bastante útil, desde o formador (uma pessoa extremamente atenciosa e disponível para nos ajudar) ao material a que tivemos acesso (manual e exercícios), não tenho nada de negativo apontar.

No meu caso pessoal, foi muito bom pois tive acesso a informação/funcionalidades que desconhecia dentro do Excel e revi algumas funcionalidades já esquecidas, que num futuro próximo a nível de trabalho serão uma mais valia.

Acho que este tipo de formações são extremamente interessantes e úteis e caso seja possível manterem esta parceria com a Citeforma, poderá ser importante para outros utentes do IEFP.

Desde já agradeço a oportunidade que me foi dada.”

 

Novo Percurso formativo desenhado à medida: Presença Digital e Redes Sociais

O balanço positivo desta colaboração levou os parceiros a criar um novo grupo de trabalho, alargado a outras entidades da região, (IPSSs, ONGs, Associações, PME’s), com o objetivo de identificar carências na área da Comunicação e do Marketing. A ideia era construir um currículo nesta área, destinado a formar desempregados da região, que possam depois vir a ser integrados nestas instituições, dando novo fôlego às suas atividades.

Esta ação de formação visa a atualização e consolidação de competências, mas procura, acima de tudo, obter resultados numa lógica de aproximação e apoio às empresas. Neste novo tipo de abordagem é otimizado o trabalho de quem procura, diariamente, voltar a integrar ativos no mercado de trabalho, e em simultâneo o de quem promove a qualificação profissional de recursos humanos.

O curso de Presença Digital e Redes Sociais está previsto iniciar em outubro. Decorre em sala até ao final do ano (300 horas). Entre janeiro e abril os formandos vão integrar entidades locais para desenvolver a componente de Formação prática em contexto de trabalho/ estágio, com a duração de 400 horas.

É composto por módulos de Marketing Digital; Utilização e proteção de dados pessoais; Plano de negócio - criação de micronegócios; Elementos de uma marca corporativa; Tecnologias de fotografia e vídeo; Gestão da presença empresarial nas redes sociais; Gestão Conteúdos Digitais; Meios de Comunicação Digital; Publicidade nas redes sociais e Escrita Criativa.

14 setembro 2021

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia