Citeforma promove Seminário sobre Tecnologias no Ensino/ Formação - Tecnologias para a Acessibilidade e Inclusão

Citeforma promove Seminário sobre Tecnologias no Ensino/ Formação - Tecnologias para a Acessibilidade e Inclusão

Na manhã do próximo dia 11 de outubro decorre, no auditório do Citeforma, mais um Seminário do Ciclo Inovação - Tecnologias no Ensino/ Formação. O tema incide sobre as Tecnologias para a Acessibilidade e Inclusão. O programa, desta sessão, conta com a especial colaboração do INR (Instituto Nacional para a Reabilitação), para além dos parceiros IEFP (Instituto do Emprego e Formação profissional) e a NOVA IMS (Escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa), que têm vindo a colaborar nesse Ciclo.

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, fará uma intervenção na sessão de abertura.

No contexto do ensino e formação, pretende-se sensibilizar os participantes para a utilização de TIs no apoio ao aluno/ formando com necessidades especiais, enquadrando um conjunto de técnicas e tecnologias possíveis de serem utilizadas na escola e na sala de aulas. Como oradores, estão confirmados: João Barroso (UTAD), Jorge Fernandes (FCT, I.P. /MCTES), André Sousa (UTAD), Clarisse Nunes (IPL) e Sandra Martins (ACAPO).

Sobre o tema

As Tecnologias de Informação desempenham um papel importante em quase todas as áreas das nossas vidas. Uma das áreas com crescente relevância, tema central do presente ciclo de Seminários, é a do ensino e formação. Podem ajudar a melhorar o ensino e aprendizagem, contudo se utilizadas de forma direcionada, podem, também, ajudar a combater a exclusão social diminuindo barreiras e reduzindo a distância entre o aprendente comum e aqueles com necessidades especiais, contribuindo assim para a promoção de direitos e oportunidades iguais para todos.
São exemplo deste grupo de pessoas com necessidades especiais os que enfrentam múltiplas deficiências que os impedem de usufruir de uma vida normal e os idosos. De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o desenho das tecnologias, e em particular de apoio ao ensino, deve levar em conta as características de acessibilidade e usabilidade para a proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência, em todas as políticas e programas.

Ciclo de Seminários sobre Inovação no Ensino/ Formação

Decorreram já sete edições deste Ciclo de Seminários sobre Inovação no Ensino/ Formação. Seis tiveram lugar em Lisboa, na sede do Citeforma e uma foi promovida no Porto, em parceria com a Universidade Portucalense. O debate tem sido conduzido no sentido da Inovação no Ensino/ Formação aplicado a temas como a Gestão da Informação, a Inteligência Artificial, o Saber-fazer, os Grupos Alvos Específicos, as Escolas Inteligentes, os Serious Games e a Internet das Coisas.

Inscrições e informações úteis:

Este seminário é destinado a formadores e todos os profissionais que desempenhem funções na área e visa debater contextos tecnológicos atuais na formação profissional.
Os interessados podem consultar o programa disponível na página do Citeforma em https://www.citeforma.pt/seminarios/tecnologias-no-ensino-formacao-acessibilidade-e-inclusao e fazer, através desta página, a sua pré-inscrição.
O acesso é gratuito, mas a participação carece de inscrição prévia e respetiva confirmação da parte Citeforma. A sessão tem uma duração prevista de 4 horas e os participantes têm acesso a um certificado de participação.
O Seminário Tecnologias no Ensino/ Formação - Tecnologias para a Acessibilidade e Inclusão realiza-se no Auditório do Citeforma, em Lisboa, no dia 11 de outubro de 2018.

Consulte o programa completo em pdf.

18 setembro 2018

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização. Conhecer Política de Cookies ok
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia