Criar de forma original e sustentável – O projeto de Visual Merchandising

Criar de forma original e sustentável – O projeto de Visual Merchandising

“Está impecável, estou super contente” comentava ontem Romana Mussagy, estilista, sobre a loja pop up que os formandos do curso de Visual Merchandising & Store Design montaram, em tempo recorde, num espaço em Arroios. O projeto final do curso da modalidade Vida Ativa contemplou a construção de um novo espaço, de toda a sua imagem e evento para divulgação da nova coleção da marca Royal Skuare concebida por esta designer.

“O maior desafio foi o tempo”, comentou Susana Cunha, uma das formandas do curso. Depois de um primeiro contacto com a estilista e a sua coleção de roupa, os formandos dividiram-se em grupos e cada um apresentou um projeto. Raquel Castanheira, coordenadora do curso explicou-nos que ”dos vários projeto, procurei juntar o que era mais sustentável e visualmente mais interessante”. Susana Cunha diz-nos que pensaram, de início, recriar um ambiente de fábrica, de armazém abandonado, “daí os tubos na parede”. Acabaram depois por lhe dar um pouco mais de glamour, de forma a destacar as peças. “Como as peças são muito coloridas, achámos que era importante criar um fundo neutro, que lhes desse destaque”. Nesse sentido, Joana Figueiredo, formanda do curso explicou que pensaram num fundo gráfico, inspirado nos trabalhos de Keith Haring. Recorreram a fitas adesivas, pela facilidade de utilização. “Queríamos uma identidade afro tribal, mas que fosse também urbana, indo ao encontro da coleção”. O charriot foi montado em canos e há uma desconstrução dos manequins que expõe peças de forma invulgar.

“Eles perceberam bem o conceito e com pouco, criaram imenso” comentava Romana Mussagy durante o evento. “Tenho um atelier na Baixa de Lisboa, onde recebo os clientes e esta foi uma boa forma de perceber como é que posso apresentar os meus produtos numa loja aberta ao público”.

Tatiana Santos, também formanda do curso, esteve envolvida na criação gráfica dos suportes de comunicação. “criei um padrão no Photoshop, que vetorizei para poder depois trabalhar com qualidade nos flyers, cartazes e outros suportes”. No folheto que distribuíram durante o evento adicionou imagens da coleção, “seria uma solução para o catálogo. Um folheto simples, que o cliente pudesse levar para casa com a apresentação da marca, e aqui também do nosso curso”. A dificuldade, por vezes, de conseguir chegar a um consenso, com todos os colegas e as variadas opiniões foi a maior dificuldade encontrada.
Pintar molduras, manequins, canos, a colagem de fitinhas nos candeeiros foram tudo detalhes pensados e executados pelos formandos com o objetivo de dar destaque a peças originais, cheias de personalidade e cor , num ambiente descontraído e irreverente.

A loja pop up esteve aberta em Arroios, no dia 17 de maio entre as 17h e as 22h.

O Citeforma vai continuar a promover ações de formação na área do Visual Merchandising, em horário pós-laboral, para ativos (cursos de Benchmarking, Espaço de intervenção - Áreas de exposição, produtos e público-alvo, Marketing de moda e Merchandising e promoção comercial) mas também em horário laboral para desempregados (Vitrinismo - Promoção da marca, produtos e eventos) e para jovens que procurem uma qualificação profissional, na modalidade EFA (Técnico de Vitrinismo).

18 maio 2017

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