Formação 2015

O Citeforma já tem o seu plano de formação para 2015 delineado. A empregabilidade dos que se encontram fora do mercado de trabalho assim como o aperfeiçoamento profissional dos que aspiram a progredir na carreira foram preocupações tidas em conta na sua elaboração. Novas respostas para os jovens, com possibilidade de aumento de qualificação, e possibilidade de atualização de competências para os ativos que se encontram em situação de desemprego são as grandes novidades para o próximo ano.

 

Formação para Jovens – Aprendizagem e CET

“O Citeforma estruturou a sua formação dirigida a jovens, oferecendo a jovens com o 9º ano (cursos de aprendizagem) e o ensino secundário completo (cursos de especialização tecnológica - CET) vias de qualificação profissional. Pretende-se dar ênfase às saídas que concretizem soluções de dupla certificação” explicou o diretor do Citeforma, Agostinho Castanheira. Rececionista de hotel, Técnico de informática – Instalação e gestão de redes, Técnico de informática - Sistemas, Técnico de vitrinismo, Técnico de logística e Técnicas administrativas são os cursos de Aprendizagem com início previsto para outubro de 2015. Os candidatos entram com o 9º ano de escolaridade e podem obter uma certificação escolar e profissional de nível secundário. Quem procura uma formação pós-secundária terá também oferta no Citeforma em matéria de CET. Os cursos de Técnico especialista em desenvolvimento de produtos multimédia, Técnico especialista de gestão de turismo e Técnico especialista em gestão da qualidade, ambiente e segurança permitem adquirir qualificação profissional de nível 5 e estão planeados para iniciar em dezembro de 2015.

 

Formação para Desempregados – EFA e Vida Ativa

O reforço da atividade formativa nas modalidades de Educação e Formação de Adultos, assim como na Vida Ativa é outra das “estratégias adotadas de resposta ao desemprego” como refere Cristina Tavares, responsável do Departamento de Formação do Citeforma. Estão planeados três cursos de EFA de Programador de Informática, Técnico de Contabilidade e Técnico de Secretariado com vista a uma reinserção no mercado de trabalho, nestas áreas. A outra aposta em percursos estruturados de formação, na modalidade Vida Ativa irá avançar com os cursos de Técnicas Administrativas e de Contabilidade, Programador.Net, Programador Java, Vitrinismo – Diagnóstico e técnicas de exposição de produtos, Vitrinismo – Elaboração e execução de projetos de exposição, Técnicas de receção hoteleira, Circuitos e técnicas documentais na área administrativa. Alguns destes cursos têm mais do que uma ação e estão calendarizados para iniciar ao longo de todo o ano.

 

Formação para Ativos – novos cursos

Em relação à Formação de Ativos, que decorre em horário pós-laboral, foram reestruturadas áreas de multimédia e informática, de forma a responder a matérias que se esbatem nesta diferenciação. “tivemos necessidade da fazer um novo rearranjo de oferta formativa para profissionais que trabalham na área da multimédia e necessitam de competências da área das ciências informáticas e vice-versa” explica Cristina Tavares. Avançam assim em 2015 novos cursos de Java Script, Jquery, HTML5 e CCS3, Motion Graphics – Adobe After Effects, Cinema 4D, Sharepoint – Instalação e Sharepoint – Instalação Avançada.

Em virtude da consolidação das novas áreas formação como o vitrinismo, a hotelaria e a logística, para as quais foram constituídas equipas pedagógicas de coordenação e formação, testadas nas vias de qualificação, o Citeforma avança em 2015 para ações de aperfeiçoamento profissional. Assim, iremos ter novas ações como Empresa – Construção de imagem, Merchandising e promoção comercial, Espaço de intervenção – Áreas de exposição, produtos e público-alvo, Iluminação e luminotecnia ou Gestão e Técnicas de Reserva, entre outras.

Na área da Contabilidade e Fiscalidade, há novas ações como Regime das mais e menos valias no IRS e no IRC, Gestão e planeamento fiscal, Contabilidade de gestão no setor público, Controlo de tesouraria, Seminário de contratação pública, Entidades do setor não lucrativo – Aspetos contabilísticos e fiscais ou Código contributivo (aspetos práticos), entre outras. A área de Recursos Humanos foi também reforçada com as ações Análise e descrição de funções, Fundo de garantia de compensação de trabalho e O regime jurídico e as obrigações legais da formação profissional. O Ciclo da Empregabilidade ganha novas matérias como Empreendedorismo – do que se trata?, Finanças para não financeiros ou Constituição da empresa. A qualidade, outra das áreas recentes no Citeforma ganha novo impulso com as ações de Sistemas de gestão – A implementação dos requisitos comuns, A nova versão ISO9001:2015, Metodologia para a revisão do SGQ face aos novos requisitos da ISO9001:2015 e Linhas de orientação para os diversos elementos do SGQ aplicáveis à ISO9001.

“O Plano de Formação do Citeforma, para 2015, privilegia a formação modular certificada inserida no Catálogo Nacional de Qualificações, sem descurar a formação de especialização e aperfeiçoamento que responde às necessidades da população alvo, em áreas emergentes” conclui o Diretor do Citeforma.

Em breve o programa destas e de outras ações estarão disponíveis no site do Citeforma para consulta e pré-inscrição.

 

17 outubro 2014

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo Plano de Recuperação e Resiliência
  • logo poise
  • logo poch
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia