O desenvolvimento de uma ação de formação, na área administrativa, em três empresas da Republica de Angola foi o mais recente desafio do Citeforma. Em fase de expansão organizacional, estas empresas enfrentam o desafio de responder, de forma eficiente e eficaz, a um crescente número de solicitações por parte dos seus clientes. Com essa finalidade, o Citeforma delineou uma proposta ao nível da formação dos recursos humanos da área administrativa. A conceção do programa e da metodologia de atuação envolveu o diagnóstico e planeamento das necessidades da formação a realizar, a sua execução, o controlo da realização das ações de formação e a definição de ações de melhoria.
“Avaliámos as necessidades do cliente referentes à área dos serviços administrativos e em conjunto com a formadora desenvolvemos um plano que compreendeu uma componente teórica e uma componente prática em contexto de trabalho, que habilitou os formandos com um conjunto de competências administrativas que são o alicerce para o crescimento sólido e contínuo das empresas” explica Teresa Guimarães, coordenadora deste projeto.
A formação incidiu sobre a organização e execução de tarefas relacionadas com o expediente geral da empresa, atendimento, gestão do economato, organização e execução de tarefas administrativas de apoio à gestão empresarial. “O gestor destas empresas angolanas que identificou as necessidades empresariais a médio e a longo prazo, tem como objetivo o crescimento com sustentabilidade das organizações privilegiando a ligação com o Cliente e assegurando a melhoria do desempenho organizacional. Esta estratégia passa necessariamente por garantir a qualificação dos recursos humanos das suas empresas. Foi muito gratificante para o Citeforma ter sido associado a esta parceria e ter podido contribuir para este objetivo” observa Teresa Guimarães.
A primeira fase, com a duração de duas semanas, já decorreu, seguindo-se um período de consolidação de conhecimentos. Conceição Figueiredo, a formadora que implementou este projeto tem grande experiência na área administrativa e no desenvolvimento de processos formativos em Angola. “É um país com grande potencial e em fase explosão económica. Tem pessoas empreendedoras, muito trabalhadoras e com vontade de melhorar o país. Nós tivemos o privilégio de ser escolhidos para acompanhar esta implementação de um processo de mudança de desempenho, otimizado pelo crescimento envolvente” refere a formadora. Está previsto o regresso à República de Angola, no início do próximo ano, onde decorre o projeto, para avaliação e ajuste do conhecimento e competências dos colaboradores destas empresas.
12 novembro 2013
Copyright © 2021 - Citeforma | developed by Atlanticomp