Formação para empresas em tempos de pandemia – Testemunhos de participantes

Formação para empresas em tempos de pandemia – Testemunhos de participantes

No âmbito das medidas de apoio extraordinário à manutenção de contratos de trabalho em situação de crise empresarial, aprovadas em contexto de pandemia, o Governo estabeleceu um apoio ao desenvolvimento de um plano de formação profissional para os seus trabalhadores. O Citeforma fez parte da rede de Centros que deu resposta às empresas, a convite do IEFP, e que implementou planos de formação, junto dos seus trabalhadores.

“A pandemia tem colocado à prova todos os sistemas de organização social e pessoal que, até então, tínhamos como certo.” refere Cristina Tavares, Diretora Interina do Citeforma. “A capacidade que muitas pessoas e organizações tiveram, num período extraordinariamente difícil, de “agarrar” as oportunidades que, no meio do “caos”, estavam à sua disposição foi notável” acrescenta.

Marina Costa, Técnica de Formação do Citeforma que acompanhou estes processos destaca o facto de o Centro “ter tido o privilégio de, em período de pandemia, e com o mercado de trabalho em lay off total e parcial, contribuir para uma melhoria significativa do perfil de competências destes recursos humanos e certamente torná-los mais “aptos” no regresso ao mercado. Por outro lado salienta-se a motivação destes trabalhadores, que durante esta paragem forçada, se revelaram muito gratos por poderem ocupar o tempo com formação, em proveito próprio mas também da empresa.”.

No final do processo, falámos com alguns dos intervenientes, com o objetivo de saber qual o impacto desta iniciativa. De acordo com Cristina Tavares “os testemunhos que aqui damos nota dão-nos, a todos os que trabalhamos e acreditamos que a formação profissional tem que ser direcionada às necessidades das pessoas e das organizações, a alegria de termos feito a diferença daqueles que beneficiaram desses processos formativos. O Citeforma é uma entidade de referência na vida de muitas pessoas e organizações e assim esperamos continuar a ser nos novos desafios que se avizinham!” conclui.

 

Testemunho empresa Tours for You

A empresa Tours for You é um operador turístico focado em desenvolver experiências de viagens de charme e eventos especiais. Apostam em serviços personalizados e com criatividade.

O Citeforma colaborou com a empresa, no final de 2020, a convite do IEFP. De acordo com Marina Costa, do Citeforma “no início deste ano, quando a empresa quis manter os apoios no âmbito da Medida já nos contactou na lógica de continuar connosco e a (re)candidatura já foi feita com referência ao Citeforma”. O plano mais recente envolveu 22 trabalhadores. As ações de formação desenvolvidas foram no âmbito das Línguas: Inglês, Espanhol e Francês, com foco no Atendimento e Informação Turística.

Quisemos saber, junto da empresa, qual o impacto da formação, nos seus colaboradores. Nuno Tavares, Founder and Chairman da Tours for You referiu que “A formação prestada pelo Citeforma com o apoio do IEFP, foi bastante valiosa para o reforço do conhecimento dos nossos colaboradores, especificamente na área das línguas estrangeiras, essencial no atendimento ao nosso cliente predominantemente estrangeiro, visto sermos um operador de turismo de recetivo em Portugal. Adicionalmente, numa fase de crise do negócio provocado pela pandemia, estando grande parte dos nossos colaboradores com 100% de paragem laboral, esta formação acabou por ser um tónico na atividade ocupacional e de contacto entre os próprios colaboradores. Por estas razões, não poderia ser mais positivo. Foi-nos também reportado a satisfação por parte dos nossos colaboradores na frequência destas formações, assim como deram uma nota muito positiva aos respetivos formadores.”

Ouvimos também a opinião de uma formanda, Sara Sardinha, que frequentou o curso de Língua Francesa. “A formação foi excelente, os conteúdos programáticos foram bem adaptados a um grupo relativamente heterogéneo e com uma formadora excelente que, além de dinamizar as aulas, soube sempre adaptar os conteúdos às nossas necessidades. O facto de ser à distância, sem dúvida, ajuda a conciliar a formação com os demais compromissos diários”.

Para a formanda, os conhecimentos adquiridos vão ajudá-la a desenvolver a sua função, na empresa. “Sendo uma competência linguística, haverá necessidade de continuar a fazer formação e de investir mais tempo na aprendizagem para poder lidar com clientes em Francês mas as bases fornecidas foram excelentes e permitem já uma comunicação com o cliente que é o que se pretende.”

O facto de adquirir novas competências e de melhorar antigos conhecimentos foi o aspeto mais valorizado no processo. “O que mais valorizo é o facto de poder retomar e desenvolver um idioma com o qual já tinha tido contacto mas que estava “adormecido”, de forma muito focada nas necessidades específicas da nossa empresa e dos nossos clientes.”

 

Testemunho da empresa JJNN - Brand Consulting

A JJNN - Brand Consulting foi outra das empresas que aderiu ao Apoio extraordinário à manutenção de contratos de trabalho em situação de crise empresarial. A empresa de comércio a retalho de material ótico, fotográfico e instrumentos de precisão envolveu 54 trabalhadores neste Plano.

Para Mónica Magalhaes, Técnica de Recursos Humanos, que acompanhou o processo “O feedback que temos vindo a receber sobre as formações tem sido fantástico.  Logo nos primeiros dias de formação, os colaboradores tomaram a iniciativa de partilhar que estavam a adorar. Destacaram, com entusiasmo, o facto de as formações serem interativas e dinâmicas e de lhes ser dada a oportunidade de participarem. Partilharam, ainda, que os conhecimentos adquiridos têm importância e impacto no seu quotidiano. Têm feito várias referências sobre aquilo que aprenderam”.

 

Da empresa JJNN - Brand Consulting chegaram-nos ainda dois testemunhos, de trabalhadores, que participaram na formação:

“O curso de Apresentação, argumentação e fecho de vendas ensinou-nos a reconhecer melhor os vários perfis de clientes e as técnicas, assim como, o formato ideal de atendimento. Profissionalmente foi uma mais valia para todos os elementos da nossa equipa. O suporte oferecido e a dedicação por parte dos formadores foi sem dúvida diferenciador. Agradecemos todo o empenho!

O curso de Comunicação Interpessoal e Assertividade foi enriquecedor não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. Ajudou-nos no autoconhecimento, a importância de nos colocarmos no lugar do outro e a forma como podemos comunicar sem gerar o conflito. As várias técnicas que nos foram passadas são de extrema utilidade para a nossa vida e para as nossas relações interpessoais e intrapessoais. O nosso obrigado à entidade que tornou este curso possível e ao formador que nos acompanhou.”

“Achei o curso de Comunicação interpessoal e assertividade muito interessante na vertente da argumentação pois foi-nos possível ter a perceção dos tipos de comunicação existentes. Foi para mim a formação mais útil para a nossa atividade profissional pois conseguimos ter a noção de como comunicar com os clientes e com a equipa, e também em como evitar conflitos e a solucionar os mesmos caso existam. Aprendemos também a controlar a nossa inteligência emocional de maneira a sermos pessoas mais "equilibradas", o que nos vai fazer ter mais empatia com os clientes. 

No curso de Apresentação, argumentação e fecho da venda aprendemos a importância de ter uma loja convidativa, tanto a nível de apresentação pessoal como da própria loja. Aprendemos que a nossa comunicação é meio caminho andado para que fechemos uma venda, e que por vezes o mais é menos e que o menos é mais. Ou seja, por vezes, podemos falar pouco e ser diretos, simpáticos e prestáveis e vendemos mais que uma pessoa que fale muito mas não cative o cliente. “

 

Testemunho das empresas Manuel Barosa

As duas empresas de transformação e comercialização de produtos alimentares foram forçadas a reduzir drasticamente a atividade durante o período de confinamento. Francisco Barosa, Líder de Vendas partilhou que “na altura em questão estávamos quase parados. Há uma parte da empresa que representa uma conhecida marca de gelados e, durante o confinamento, não se vendiam. Os cafés e os restaurantes estavam fechados de maneira que a quebra foi de quase 100%.”

Por essa razão, a empresa candidatou-se ao Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva de Atividade em Empresas em Situação de Crise Empresarial, com Redução Temporária do Período Normal de Trabalho (PNT). Desta forma, a empresa pode encaminhar os seus colaboradores, uns em layoff, alguns na empresa, e outros em teletrabalho, para formação. A formação ministrada foi de “Língua Inglesa - Técnicas de vendas”.

Francisco Barosa, também integrou o grupo e explica-nos que a formação “Ajudou e bastante, tendo em conta que temos clientes ingleses e muitos dos colaboradores da empresa tinham muito pouco conhecimento da língua. Foi uma mais valia!”. No caso do Francisco, o curso permitiu-lhe rever alguns dos conhecimentos que tinha e de melhorar, pela prática. “É sempre bom aplicar o inglês, pois vai-se perdendo com a falta de uso”.

Sónia Nogueira, da Direção Administrativa da Manuel Barosa partilhou: “Tenho ouvido bons comentários, relativos ao interesse que esta formação teve, alguns até manifestaram interesse em continuar com mais sessões”.

Formação para empresas

O Citeforma dispõe de um leque de serviços específicos para empresas. Realiza consultoria para a valorização de recursos humanos, apostando na diversificação dos serviços prestados e oferece também formação à medida.

Conhecendo as constantes mutações do tecido empresarial e as preocupações com que os empresários portugueses se deparam atualmente, o Citeforma tem capacidade para acompanhar a sua empresa em processos de adaptação à realidade económica do país; melhoria da qualidade de gestão, produtos e serviços; avaliar as qualificações dos seus colaboradores para um ótimo desempenho das suas tarefas; ou ajudar na implementação de novas tecnologias.

Contacte-nos para mais informações!

11 junho 2021

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia