Formando do Citeforma Rúben Rocha Lança Livro de Poesia

Formando do Citeforma Rúben Rocha Lança Livro de Poesia

Rúben Rocha, fez vários cursos de formação no Citeforma e também é escritor. Vai fazer, esta semana, o lançamento do seu livro de poesia: "Imperfeições, O Mundo de Ilusão", com a colaboração da Chiado Books, Grupo Atlântico. A desenhar a sua carreira internacional, traduziu e já está a preparar o lançamento de um livro sobre Sonhos com a editora inglesa Austin Macauley Publishers UK.

"Imperfeições, O Mundo de Ilusão" com data de edição de 2018, têm três sessões de lançamento marcadas este mês: dia 20, às 15h00, no espaço Praça, no Antigo Mercado do Rato; dia 22, às 15h30, no Soho Lisbon Club, em Alcântara; e dia 25, às 18h, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. "Este livro fala sobre o facto de todos nós sermos imperfeitos" refere o autor. "Somos vítimas dessas imperfeições, porque criamos muitas expectativas acerca daquilo que damos aos outros e esperamos receber, ou podemos ser os causadores, ao imaginarmos uma visão sobre o mundo, sobre as pessoas e criamos uma realidade que não se enquadram naquilo que realmente é."

O gosto pelas letras revelou-se cedo. "Escrevo desde os 13 anos. Os meus professores sempre viram capacidades em mim de língua portuguesa, juntamente com línguas. Participei em diversos concursos de leitura e sempre estive inserido no mundo da escrita".

Este é o segundo livro publicado pelo autor. "A Chama Ardente", também de poesia, com chancela da Edições Vieira da Silva, foi publicado em 2012.

"Sempre tive o desejo de escrever, apesar de achar que em Portugal não se investe muito na cultura. Insisti muito e consegui editar este livro com a Chiado Editora" conta-nos o autor que, mais recentemente também conseguiu assinar contrato com uma editora inglesa, a Austin Macauley Publishers UK. "Vou publicar um livro cujo tema é Sonhos" conta-nos, com orgulho.

Sobre todo o processo, salientamos a persistência de Rúben: "Eu percebi que no mercado português não havia muita saída. Decidi então fazer outro livro, traduzir e enviar para Inglaterra e para outros países da União Europeia. Acreditei que podia ter uma oportunidade lá fora! Tentei vários contactos no EUA, Austrália, Alemanha, e recebi muitas respostas "Não" Nunca desisti". Conseguiu uma resposta positiva da editora inglesa, com quem já está a trabalhar na edição da sua obra.

A Literatura é a sua paixão e em 2018 ganhou o prémio da 9ª edição do Concurso “Encontros de Poesia, promovido pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva de Braga, no escalão de Adultos. O tema era “As Cidades e a memória” alcançou a distinção com o poema intitulado “A poesia: a fonte da imortalidade”.

Percurso profissional

Nasceu em Lisboa e completou, no dia em que nos visitou, 31 anos de idade. O seu percurso profissional, passou pelas salas do Citeforma onde tirou um Curso de Especialização Tecnológica na área da “Gestão do Turismo”. “Rececionista de Hotel”, “Marketing”, “Espanhol” e “Segurança e Higiene no Trabalho” foram outros cursos que complementaram a sua formação.

Estava a trabalhar, com contrato efetivo, num grande hotel, no centro de Lisboa, quando surgiu a pandemia, que o levou a fazer novos planos. Imigrou para a Holanda, onde ainda se encontra, pronto para integrar novo desafio profissional num hotel no centro de Amesterdão.

Está a gostar muito da experiência internacional. Refere que a Holanda "é um país que dá oportunidade às pessoas e, com um curso profissional, pode-se ganhar mais do que com uma licenciatura."

Os conhecimentos que adquiriu aqui aplicam-se onde se encontra. O sistema holandês reconhece os cursos, mas obriga também a que se faça uma formação extra. “Além do curso que fiz, tive de voltar a estudar, para ter o nível exigido para trabalhar naquela área”. 

Com ocupação a tempo inteiro, a iniciar em breve, na área do Turismo/ Hotelaria, destacamos o sucesso deste formando também na área da Poesia e deixamos o convite para o conhecer, nas sessões de lançamento do seu livro, em Lisboa ou em Braga.

Veja o vídeo em https://youtube.com/shorts/HvJzmYAgRPE

 

20 outubro 2022

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo Plano de Recuperação e Resiliência
  • logo poise
  • logo poch
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia