A Gestão da Informação em ambiente de Ensino e Formação esteve em debate no Citeforma

A Gestão da Informação em ambiente de Ensino e Formação esteve em debate no Citeforma

Decorreu esta manhã, no Auditório do Citeforma, mais uma edição do Ciclo de Seminários de Tecnologias no Ensino/ Formação, dedicado à Gestão da Informação. A recolha, organização e analise de dados, como suporte da tomada de decisão em organizações ligadas ao ensino, foram aspetos abordados nas intervenções da sessão.

O enquadramento da temática foi feito por Roberto Henriques (NOVA IMS) e Manuel Dias (Microsoft), com moderação de João Lourenço (CNQF / IEFP). Roberto Henriques começou pela “Introdução ao Data Mining” e Manuel Dias focou-se nos desafios que a produção massiva de informação nos traz hoje em dia, caracterizando o tipo de plataformas de Big Data e Analytics disponíveis no mercado. Através de exemplos concretos, os participantes perceberam o impacto que isso traz para o processo de decisão.

Um primeiro painel dedicado à Gestão da Escola - Academic Analytics, começou com a intervenção de António Andrade (Centro de Estudos em Gestão e Economia, Católica Porto Business School - Universidade Católica Portuguesa) sobre o “Potencial do DM no tratamento de dados na gestão escolar”.
A apresentação de Jorge Ribeiro (IPVC/ESTG), sobre “Business Intelligence em projeto educativos”, referiu aspetos muito concretos como os custos que acarreta a modernização das organizações ao nível dos sistemas de informação. Trouxe exemplos de como a implementação de soluções livres e gratuitas se pode apresentar como uma solução para a sua concretização. “As instituições de ensino podem tirar partido das vantagens e dos processos de implementação de soluções de business intelligence a baixo custo com recurso a tecnologias opensource” referiu.

A qualidade dos dados que se analisam foi o ponto de partida da intervenção de Nuno Rodrigues (Serviços de Estatísticas da Educação - Ministério da Educação) sobre “Estatística no Planeamento da Educação”. Falou ainda sobre as especificidades e evolução de alguns dos principais instrumentos de recolha de informação estatística nesta área e apresentou alguns dos principais indicadores da Educação utilizados pelos decisores políticos e pela sociedade em geral.

A sessão encerrou com um painel dedicado à Gestão da Aprendizagem – Learn Analytics. Bruno Amaral (Diamond by BOLD) apresentou os conceitos base do Digital Analytics e a forma como os formadores podem facilitar a aprendizagem e cativar os alunos. “Conhecer os utilizadores permite entregar uma melhor experiência e obter melhores resultados” explicou Bruno Amaral. A experiencia de Amílcar Oliveira (FCUL) com o ensino à distância esteve presente na sua apresentação sobre “Educational data mining e learning analytics na melhoria do ensino online”. “Com o acréscimo significativo da utilização de ambientes de ensino e de aprendizagem online e outras tecnologias de apoio, grandes volumes de dados são gerados e armazenados em diferentes áreas dos sistemas utilizados, envolvendo em particular, estudantes e professores. Através da monitorização e análise desses dados, é possível obter informação importante, tanto em quantidade como em qualidade, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino, assim como o combate ao insucesso e ao abandono escolar.” Explicou Amílcar Oliveira.

O Citeforma irá realizar mais uma sessão do Ciclo de Seminários de Tecnologias no Ensino/ Formação ainda este ano, anunciou o coordenador do Seminário Vitor Santos. O programa será anunciado no site do Citeforma.

Por Tânia Fernandes

11 maio 2018

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo Plano de Recuperação e Resiliência
  • logo poise
  • logo poch
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia