Nos últimos anos têm surgido novas formas de ler a informação, e neste contexto o Business Intelligence (BI) tem-se apresentado como uma ferramenta ímpar.
O BI é uma área das tecnologias de informação que por definição oferece o suporte à decisão, e é transversal às diferentes áreas de negócio permitindo ao utilizador criar as suas próprias análises através de ferramentas simples, práticas e intuitivas, uma vez que a informação se encontra disponível à distância de um clique.
Com o avanço da tecnologia e as consequências dessa transformação, o cenário dos negócios e o acesso a dados tornou-se muito mais competitivo. Assim, surgiu a necessidade de encontrar uma forma mais inteligente e produtiva de tomar decisões empresariais, que funcione de forma escalável.
Transformar dados brutos em informações significativas e úteis, com a finalidade de gerir um negócio ou uma tomada de decisão de forma eficiente, com o auxílio de um conjunto de técnicas e ferramentas, é a base do conceito de Business Intelligence.
A grande quantidade de dados ajuda a identificar, desenvolver e criar estratégias de negócio e de tomada de decisão, identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia baseada em dados recolhidos.
As ferramentas de Business Intelligence conferem o poder de acelerar e melhorar a tomada de decisões. Ao mesmo tempo, com a utilização de tecnologias BI é possível aumentar a eficiência operacional, identificar novas oportunidades de lucro, tendências de mercado e reconhecer novas oportunidades de negócio.
Além destas vantagens, o Business Intelligence proporciona outros benefícios evidentes:
• Ajuda a conhecer o negócio;
• Facilita o acesso e partilha de informações que suportam a gestão;
• Permite realizar análises em tempo real;
• Oferece resultados concretos e certos;
• Possibilita respostas rápidas a erros, oportunidades ou falhas;
• Permite obter informações valiosas sobre comportamentos de clientes, compras ou vendas.
No sentido de ler a informação de forma a gerar mais valia para o utilizador e organização, os sistemas de Business intelligence podem ter diversas aplicações diferentes:
• Data Mining – Mineração de Dados;
• Query Report/AdHoc – Relatórios Variáveis;
• Operational Reporting – Relatórios Operacionais/Corporativos;
• Budgeting/Forecasting/Planning – Planejamento;
• KPI’s – Indicadores de Acompanhamento;
• BPM’s ou CPM’s – Medidores de Performances;
• What-if’s – Simulações;
• DashBoards – Paineis de acompanhamento;
• Alerts e Notifications – Alertas e notificações.
Estas diferentes formas de aplicar o BI, podem ser aplicadas individualmente ou em conjunto de forma a ler a informação adequadamente e com a garantia da obtenção dos resultados pretendidos.
Por António Pacheco
Coordenador de Formação no Citeforma na área de Informática
15 dezembro 2021
Copyright © 2021 - Citeforma | developed by Atlanticomp