Novas formas de ler a informação - Business Intelligence

Novas formas de ler a informação - Business Intelligence

Nos últimos anos têm surgido novas formas de ler a informação, e neste contexto o Business Intelligence (BI) tem-se apresentado como uma ferramenta ímpar.
O BI é uma área das tecnologias de informação que por definição oferece o suporte à decisão, e é transversal às diferentes áreas de negócio permitindo ao utilizador criar as suas próprias análises através de ferramentas simples, práticas e intuitivas, uma vez que a informação se encontra disponível à distância de um clique.

Com o avanço da tecnologia e as consequências dessa transformação, o cenário dos negócios e o acesso a dados tornou-se muito mais competitivo. Assim, surgiu a necessidade de encontrar uma forma mais inteligente e produtiva de tomar decisões empresariais, que funcione de forma escalável.
Transformar dados brutos em informações significativas e úteis, com a finalidade de gerir um negócio ou uma tomada de decisão de forma eficiente, com o auxílio de um conjunto de técnicas e ferramentas, é a base do conceito de Business Intelligence.

A grande quantidade de dados ajuda a identificar, desenvolver e criar estratégias de negócio e de tomada de decisão, identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia baseada em dados recolhidos.
As ferramentas de Business Intelligence conferem o poder de acelerar e melhorar a tomada de decisões. Ao mesmo tempo, com a utilização de tecnologias BI é possível aumentar a eficiência operacional, identificar novas oportunidades de lucro, tendências de mercado e reconhecer novas oportunidades de negócio.

Além destas vantagens, o Business Intelligence proporciona outros benefícios evidentes:
•  Ajuda a conhecer o negócio;
•  Facilita o acesso e partilha de informações que suportam a gestão;
•  Permite realizar análises em tempo real;
•  Oferece resultados concretos e certos;
•  Possibilita respostas rápidas a erros, oportunidades ou falhas;
•  Permite obter informações valiosas sobre comportamentos de clientes, compras ou vendas.

No sentido de ler a informação de forma a gerar mais valia para o utilizador e organização, os sistemas de Business intelligence podem ter diversas aplicações diferentes:
•  Data Mining – Mineração de Dados;
•  Query Report/AdHoc – Relatórios Variáveis;
•  Operational Reporting – Relatórios Operacionais/Corporativos;
•  Budgeting/Forecasting/Planning – Planejamento;
•  KPI’s – Indicadores de Acompanhamento;
•  BPM’s ou CPM’s – Medidores de Performances;
•  What-if’s – Simulações;
•  DashBoards – Paineis de acompanhamento;
•  Alerts e Notifications – Alertas e notificações.

Estas diferentes formas de aplicar o BI, podem ser aplicadas individualmente ou em conjunto de forma a ler a informação adequadamente e com a garantia da obtenção dos resultados pretendidos.

Por António Pacheco

Coordenador de Formação  no Citeforma na área de Informática

15 dezembro 2021

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo Plano de Recuperação e Resiliência
  • logo poise
  • logo poch
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia