O impacto da digitalização na organização do trabalho na área do Turismo

O impacto da digitalização na organização do trabalho na área do Turismo

A tecnologia transformou completamente a indústria do turismo em todos os aspetos. Um dos principais impactos é o empoderamento do viajante, permitiu que este fosse muito mais informado e assumisse um papel proativo na organização da viagem. Agora, o turista é muito mais exigente, tem várias opções de escolha e tem poder de negociação.

Também se tornou não apenas um mero visitante, mas um gerador de conteúdo que partilha com outros viajantes. Desde plataformas, que permitem deixar opiniões e avaliações, blogs de viagens onde se partilham experiências e redes sociais onde se publica tanto o bom como o mau da viagem.

À medida que as tecnologias avançam, as empresas devem implantar novas estratégias, a fim de permanecerem no mercado. A transformação digital no turismo é capaz de oferecer benefícios que proporcionam um crescimento significativo nos negócios. Empresas do setor, que não acompanharem as tendências ficarão para trás, uma vez que, o caminho para aproveitar o crescimento no turismo é utilizar a tecnologia. Para obter sucesso neste novo cenário, é necessário focar nos seguintes fatores:

  • Viagens seguras: As pesquisas revelam que após a pandemia, os consumidores buscarão mais segurança em suas novas viagens. Com a tecnologia, as empresas conseguem transmitir tranquilidade e segurança para a pessoa que quer voltar a frequentar os lugares, antes fechados por conta da pandemia.
  • Informação estatística: O uso de dados estatísticos é extremamente estratégico para empresas turísticas, tanto na tomada de decisão quanto na gestão dos processos. Decisões baseadas na informação fidedigna são mais objetivas e favoráveis.
  • Experiência do consumidor: É um diferencial importante no setor de turismo em 2021. As empresas devem investir ativamente em novas tecnologias e canais de comunicação, para garantir que sejam capazes de atender e fornecer experiências perfeitas para seus clientes, além de mantê-los informados.

As empresas turísticas devem ter amplo conhecimento das tecnologias para melhorar a experiência do consumidor. É necessário aplicar inovação no negócio para atender as necessidades dos clientes, alguns dados que mostram porque apostar em tecnologia é essencial para o futuro do turismo:

  • O uso de códigos QR aumentou durante a pandemia, isso mostra como o consumidor prefere utilizar tecnologias mais práticas, rápidas e eficazes.
  • Os wearables (tecnologias vestíveis), que são dispositivos que podem ser usados como roupa ou acessório e tem capacidade de processamento de dados. Um estudo do Mercado de Tecnologia revela que o uso desses produtos crescerá em torno de 17,65% até 2026.
  • Big Data – Os dados são fundamentais para analisar as oportunidades de mercado no turismo. As empresas que possuem um grande volume de dados podem identificar insights de relacionamentos importantes para a estratégia do negócio.

As tecnologias digitais tiveram um grande impacto no setor de turismo, revolucionando as empresas, os produtos e todas as experiências de turismo. A digitalização do turismo provocou uma mudança nos papéis tradicionais de produtores e consumidores de turismo, impondo novas abordagens e modelos de negócios completamente novos.

O desenvolvimento das plataformas digitais exponenciou todo este crescimento, tornando o mercado do turismo muito mais próximo, acessível e veloz, pelo que as transações comerciais são mais fáceis e rápidas do que nunca. As exigências dos consumidores também mudaram e o aparecimento de novos mercados parece nunca ter fim. Desde App’s de reservas, a hotéis inteligentes ou Smart Cities. O viajante organiza e gere todas as fases de sua jornada através de seu smartphone. Quase toda a população usa telemóveis e computadores como parte integrante da sua vida no dia a dia, para um negócio estar presente na Internet representa seguramente mais visibilidade. Estamos a falar de lojas online, que possibilitam aos clientes fazerem compras à distância de um clique, das redes sociais como meios de promoção, muitas vezes gratuita, blogs, etc.

Não é descabido afirmar que muitas empresas literalmente fizeram uma transição total da forma de comércio tradicional para o mundo online. Um exemplo máximo são as lojas que deixaram de existir fisicamente para existirem apenas na Internet. Uma das possibilidades que a digitalização oferece é a melhoria das condições de trabalho, novas oportunidades de emprego, como horários flexíveis de trabalho ou teletrabalho, necessitando do suporte da digitalização para poder executá-las, que sem isso, seria muito mais difícil ou até impossível, exigindo muito mais das redes e das tecnologias em si.

Por  João Fiandeiro Santos
Coordenador do Citeforma na área do Turismo

04 novembro 2021

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