Seminário de Empreendedorismo – Os testemunhos de quem gosta de arriscar

Seminário de Empreendedorismo – Os testemunhos de quem gosta de arriscar

A riqueza dos testemunhos dos empreendedores no seminário "Empreendedorismo - Do que se trata", que teve lugar esta quarta-feira, no Citeforma, deram uma ideia autentica do que é avançar com uma ideia e construir o próprio percurso profissional. Ultrapassar frustrações, ganhar competências, ser persistente e saborear a satisfação de ver algo que criaram, a crescer, são algumas das etapas que partilharam nesta sessão. O seminário abriu o Ciclo de Empreendedorismo que vai decorrer no Citeforma.

Agostinho Castanheira (Diretor do Citeforma) abriu a sessão, recordando que se pode ser empreendedor em muitos contextos. “Um empreendedor é aquele que encontra uma boa oportunidade, tem uma ideia, assume o risco e sabe que vai acrescentar valor com a sua ação”. Tanto o pode fazer num novo negócio como na empresa onde trabalha. Cristina Tavares, do Departamento de Formação do Citeforma referiu a importância de ter bom know how no caminho do empreendedorismo e apresentou o ciclo que o Citeforma inicia com esta ação.

Jorge Farromba, coordenador do Ciclo de Empregabilidade e Empreendedorismo introduziu as primeiras noções e explicou que “não há um guia de sucesso e único. É necessária muita formação, resiliência, persistência e criatividade”.

Fadhil Musa, da Fymusa, foi o primeiro testemunho do Seminário. Descreveu o difícil percurso percorrido até à criação da sua empresa de tecnologia inovadora e ilustrou com a frase "Todos os dias, é um dia diferente". Comum à maioria dos intervenientes foi a referência a programas de apoio a novos projetos, que disseram ter sido de grande ajuda em momentos chave.

Rafael Martinho, apresentou os desafios e ameaças do empreendedorismo através do seu negócio, a Drivu."Temos de ser rápidos, ágeis e ter capacidade de ouvir o mercado". No seu caso, o projeto original era destinado ao consumidor final e foi reajustado, ao perceberem que o potencial estava no B2B.

Andreia Barbosa, trouxe um conceito diferente. Apresentou a Circular Economy Portugal, uma associação sem fins lucrativos.

Helena Rodrigues, falou sobre o seu percurso, na criação da empresa Allby. Explicou o caminho que fez, no campo profissional e identificou o momento em que assumiu “Não vou depender de mais ninguém”.

A tarde começou com o testemunho de Mário Tarouca, da Breadfast, que explicou como "Transformar ideias em ação". Seguiu-se o relato empolgante de Mário Mouraz, da Climberhotel. Exemplificou de que forma os erros foram importantes no seu percurso, pela capacidade com que ficou de os reconhecer e aprender a enfrentar. Foi mais uma voz a dizer que o caminho não é fácil, mas que há uma certa magia, quando se conseguem atingir objetivos e ver as ideias ganhar forma. Deixou uma provocação, no final da sua participação. "Qual é o impacto que vocês querem criar no mundo?".

Seguiu-se a apresentação de Mariana Baptista, da Cases, que falou sobre o acesso ao programa de Microcrédito.

Antes do encerramento, e à margem do programa, houve ainda oportunidade de ouvir a experiência de Gonçalo Cardoso enquanto empreendedor. Gonçalo é o mentor do Atelier Encaixe e está neste momento a frequentar o Ciclo de Empreendedorismo "Tudo o que aprendi, foi por mim. Mas valorizo muito a formação e achei que este curso, no Citeforma, estava muito bem estruturado". Gonçalo foi responsável pela produção dos bonecos do programa televisivo Contra Informação e depois de outras iniciativas empreendedoras, montou, em 2015, o Atelier Encaixe, dedicado às áreas da cenografia, conservação, marcenaria e restauro. O comércio de Cera de Abelhas para Madeira é a sua mais recente iniciativa.

O seminário “Empreendedorismo - Do que se trata?” é o início do Ciclo de Empreendedorismo que visa formar potenciais empreendedores e promover novos projetos empresariais.

Os interessados ainda podem integrar o percurso. Consulte o programa no site do Citeforma a faça a sua pré-inscrição nos módulos do seu interesse. 

Por Tânia Fernandes

07 junho 2018

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo Plano de Recuperação e Resiliência
  • logo poise
  • logo poch
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia