Sessão de descerramento de placa de homenagem a António Janeiro e entrega de diplomas

Foi atribuído o nome de António Janeiro ao edifício sede do Citeforma, em homenagem ao sindicalista e antigo presidente da direção do Sitese. A sessão de descerramento da placa que assinala este tributo decorreu ontem, no Citeforma, seguida de entrega de diplomas aos jovens que concluíram em 2013 cursos de Formação e Educação. A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego, do Secretário-Geral da UGT e dos Presidentes das entidades outorgantes do Citeforma (Sitese e IEFP).

António Janeiro foi presidente da direção do SITESE entre 1978 e 1986 e impulsionador da formação profissional no Sindicato. Para Luis Azinheira, atual presidente da direção do Sitese, António Janeiro é uma referência: “Uma voz lúcida e consciente na defesa dos direitos dos trabalhadores e na construção de um melhor sistema de representação coletiva. Com a sua enorme capacidade de liderança e de mobilização, transformou o Sitese, antiga associação sindical de âmbito regional, numa estrutura nacional, com delegações a servir os interesses dos associados por todo o território. Estabeleceu metas inovadoras e arrojadas, também no campo da formação. Pela primeira vez, em Portugal, um sindicato participou ativamente na criação de um centro de formação profissional – o Citeforma – dirigido para a satisfação das necessidades formativas dos associados e dos trabalhadores portugueses do sector terciário. Por tudo isso, homenagear António Janeiro é celebrar o sindicalismo livre, inovador e verdadeiramente solidário.”

Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT, referiu a importância de deixar para gerações futuras a memória da atividade do sindicalista António Janeiro, Presidente da Direção do SITESE entre 1978 e 1986.

O Secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, felicitou este evento que juntou a sessão de descerramento da placa do edifício com a cerimónia de entrega de certificados aos jovens. Sublinhou o papel do Citeforma no “reforço da empregabilidade e na aquisição de competências determinantes na fase de aceder ao mercado de trabalho”.

Jorge Gaspar, Presidente do IEFP,  destacou os jovens recém formados presentes e referiu o Citeforma como “um bom exemplo de diálogo social em ação com vista ao aumento da empregabilidade, num esforço conjunto entre sindicatos e administração pública”

Depois da entrega de certificados aos formandos que concluíram cursos de Formação e Educação em 2013, Maria José Esteves , Presidente do Conselho de Administração do Citeforma, encerrou a sessão relembrando que os jovens levavam “uma ferramenta que vai ser uma importante chave para o futuro.”

António Janeiro e a Formação Profissional

O Sindicato preocupou-se, desde sempre, não só em defender os direitos dos trabalhadores, como também em funcionar como promotor de formação profissional, respondendo, desta forma, aos problemas de qualificação e formação colocados não só às empresas como aos seus colaboradores. Datam de 1941 as primeiras ações de aperfeiçoamento profissional. O primeiro alvará de autorização para lecionar referia o “Ensino Técnico Comercial” e contemplava apenas 72 alunos do sexo masculino. Em 1962 avançou-se com cursos de Aperfeiçoamento Geral e de Correspondentes e o Curso de Secretariado. Uma década depois os conteúdos foram revistos e propostos novos cursos. Entretanto, o centro de formação viu a sua atividade suspensa, por decisão da direção do Sitese, orientada pela corrente ideológica que considerava a formação profissional uma função patronal.

No final de 1978, depois de assumir a presidência do sindicato, António Janeiro, defendeu a formação profissional como um instrumento de dignificação dos trabalhadores e de defesa dos postos de trabalho e decidiu estabelecer parcerias no sentido de restituir o Centro à sua atividade. O Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) do Sitese iniciou nova fase tendo obtido autorização para a vertente profissional no ano seguinte, consolidada por despacho de 20 de março de 1985 com a designação de “Centro de Formação do Sitese – Sindicato dos Profissionais de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias”.

“Infelizmente, António Janeiro já não pôde ver o corolário lógico do seu papel de relançamento da formação profissional como uma missão do sindicato. De facto, foi já após a sua morte, em 1987, que foi instituído o Citeforma” refere Agostinho Castanheira, Diretor do Citeforma. Criado por protocolo celebrado entre o IEFP e o Sitese em 1987, a atividade do Citeforma teve por base o trabalho anteriormente desenvolvido pelo Centro de Formação do Sitese. O Citeforma, enquanto Centro de Gestão Participada, veio assim responder às condicionantes que impediam o seu real desenvolvimento, sobretudo de natureza orgânica, do número de trabalhadores dos serviços de apoio, da dimensão, da qualidade das instalações e equipamentos, assim como da obtenção de fundos. A sua estrutura autónoma tem permitido um desenvolvimento de forma consolidada até à atualidade.

A intervenção de António Janeiro, a partir de 1978, terá sido decisiva para o início da atividade que já constituía uma preocupação do Sindicato. Tratou-se de reconhecer e responder às dificuldades de acesso à formação profissional, quer por parte dos trabalhadores, quer dos próprios empregadores.

António Janeiro faleceu prematuramente com 41 anos, foi dirigente do PS, deputado à Assembleia da República, membro do Conselho da Europa e Presidente do Sitese e da Fetese.

31 janeiro 2014

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo PRR
  • pessoas2030
  • lisboa2030
  • fami2030
  • min_trabalho
  • logo uniao europeia