Transição digital - O caminho para o futuro

Transição digital - O caminho para o futuro

Quem nos segue com regularidade, tem acompanhado o caminho que o Citeforma tem vindo a realizar na área da Transição Digital.

Se alguma coisa de boa a crise pandémica nos trouxe foi a velocidade de mudança ao nível social, profissional e económico, funcionando como um catalisador de mudanças profundas na forma de trabalho e na sociedade em geral.

De facto, em tempo recorde, foi dado um passo de gigante na forma como nos relacionamos com os outros, no campo profissional, social e familiar, com recurso às novas tecnologias.

Passámos a comunicar à distância, a trabalhar à distância, a comprar on-line. Os serviços começaram a ser prestados à distância de um click e a aprendizagem seguiu esta tendência.

O mundo entrou-nos em casa e nós recebemo-lo de braços abertos.

Temos então de criar condições para que todos se sentiam integrados e ninguém fique de fora deste movimento digital, pois foram os equipamentos e ferramentas digitais que nos permitiram manter esta ligação, ainda que fisicamente afastados.

Iniciado este movimento, não podemos pará-lo, nem desperdiçar os ganhos que a sociedade e as organizações tiveram.

E neste contexto de mudança, o Citeforma também mudou. E muito.

A formação passou a ser maioritariamente a distância, mas com a preocupação transversal da qualidade, garantindo que todos os intervenientes - formandos, formadores e trabalhadores – estavam capacitados para funcionar neste novo paradigma.

Adaptámos metodologias incrementámos o acompanhamento aos formandos e aos formadores, alterámos a logística e a informação, melhorámos as plataformas e produzimos recursos digitais.

Estamos conscientes que, cada um de nós e de vós, é portador de um conjunto de competências – hard e soft skills – que nos permitem funcionar no mundo do trabalho e na vida pessoal.

Acrescem a estas, e com maior destaque atualmente, as competências digitais, associadas, quer à complexidade de tarefas digitais, quer à necessidade de trabalhar em múltiplos contextos, sem suporte presencial de colegas e chefias.

As entidades empregadoras procuram, cada vez mais, trabalhadores com competências específicas que as tornem mais competitivas e que tenham maior produtividade, baixando os custos de produção e aumentando, também por essa via, o lucro.

É neste cenário que o Citeforma introduziu uma nova dinâmica na formação, com o enfoque nas competências e não nas saídas profissionais ou conteúdos de formação, e que nos conduziu ao conceito Update’Me.

Este conceito configura uma aposta na capacitação digital das pessoas e das organizações, procurando o Citeforma assegurar, no mercado da formação, um lugar privilegiado, para contribuir para que os trabalhadores dominem as ferramentas digitais, contribuindo para o sucesso das organizações onde trabalham.

Por outro lado, o Citeforma procura dotar os seus formandos, independentemente da sua idade, de competências digitais que lhes permitam funcionar nos novos contextos, ao nível profissional e também social, tornando-os mais competitivos num mundo em transformação e cada vez mais exigente.

O novo projeto Citeforma, centrado nas competências, vai permitir aos trabalhadores ter conhecimento das competências mais procuradas pelo mercado de trabalho e direcionar as suas energias para aquisição daquelas que se adequem mais às suas expectativas.

Num mundo cada vez mais competitivo, é fulcral que os trabalhadores mais velhos tenham a oportunidade de se atualizarem e de criarem condições para não serem substituídos pelos jovens que, tendencialmente entram no mercado já com um conjunto vasto de competências digitais porque cresceram com as novas tecnologias.

Por outro lado, devem as entidades formadoras desenvolver programas de formação que dotem os jovens das competências necessárias ao mercado de trabalho, incluindo as competências digitais que, pela sua natureza, vão desatualizando com alguma celeridade.

Neste contexto, o Citeforma renovado pretende continuar a desenvolver a sua atividade formativa, com o mesmo objetivo e respondendo com rapidez às necessidades do mercado de trabalho.

No fundo esta foi a génese da sua criação – dotar trabalhadores e entidades empregadoras das competências que vão sendo identificadas como necessárias aos diferentes setores.

O resultado desta transformação de foco – nas competências – será visível em breve.

Durante o ano de 2022 o Citeforma espera continuar a merecer a vossa confiança. Estamos a mudar, mas os valores irão manter-se. Qualidade e inovação continuarão a ser o nosso lema.

Venha mudar connosco. Faça parte deste projeto!

O Conselho de Administração

11 novembro 2021

  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo poise
  • logo lisboa2020
  • logo portugal2020
  • logo gp min solid emprego seg social
  • logo uniao europeia