https://recuperarportugal.gov.pt/
O PRR é um programa de âmbito nacional, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Mecanismo de Recuperação e Resiliência onde se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência é um plano de investimentos assente em três dimensões estruturantes: Resiliência; Transição Climática; Transição Digital.
A aplicação eficaz e eficiente dos recursos do PRR exige um modelo de governação bem definido, que garanta um elevado grau de coordenação entre os diversos atores e que tenha em consideração princípios fundamentais como a simplificação, a transparência e prestação de contas, a participação, a centralização da gestão e a descentralização na execução, a segregação de funções e a orientação para resultados.
O Instituto do Emprego e da Formação Profissional, IP (IEFP, I.P.) é a entidade intermédia que no âmbito do PRR intervém na Componente 06 – Qualificações e Competências e é responsável pela execução física e financeira do Investimento RE-C06-i01 - Modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional – Subinvestimento - Modernização da Formação Profissional.
O Citeforma, enquanto centro de formação profissional de gestão participada do IEFP, I.P., é Beneficiário Final na implementação do investimento RE-C06-i01. A candidatura do Citeforma a este investimento visa a melhoria da qualidade da formação, nos mais diversos aspetos, desde aquele que é o espaço e ambiente de acolhimento de formandos e formadores, às características específicas das salas de formação e aos seus equipamentos, bem como aos meios de formação disponíveis para formandos e formadores.
A transformação das salas de formação tradicionais em espaços polivalentes, passíveis de utilização por diferentes áreas de formação e que permitam a sua dinamização entre uma componente teórica, de grupos de trabalho e uma componente tecnológica e/ou oficinal, apresenta-se como a evolução natural para a atividade que vem sendo desenvolvida pelo Citeforma. Em linha com o mais recente contexto de formação a distância e não obstante a resposta muito positiva do Citeforma, é imprescindível o investimento nos meios tecnológicos mais adequados e que aproximem ao máximo a experiência da formação a distância à experiência da formação presencial. Com o investimento nas áreas referidas, será possível ao Citeforma a criação de espaços de formação flexíveis e multimodais, conseguindo reunir na mesma sala os recursos tecnológicos adequados aos diferentes contextos e ambientes formativos.
O Plano de Investimentos da candidatura do Citeforma tem um orçamento previsional de 1.117.113,00 €, com IVA incluído, e prazo de conclusão até 31 de dezembro de 2025.
O Citeforma assume como metas deste plano de investimentos, a beneficiação de 550 postos de formação até 31 de dezembro de 2025.
Saiba mais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência português
A Orientação Técnica n.º 45/C06-i01.02/2022, tem por objetivo estabelecer o circuito e respetivos procedimentos aplicáveis à execução do investimento C06-i01 – Modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional, entre o IEFP e os CGP.
Data de Orientação Técnica: 28/03/2023
Ver Documentação aqui
Copyright © 2021 - Citeforma | developed by Atlanticomp