Inovações no Ensino/Formação: a utilização de tecnologias nas práticas educacionais em escolas inteligentes

quinta, 22 setembro 2016

Lisboa

Laboral - 4 h

Gratuita

Enquadramento

A utilização generalizada das novas tecnologias de informação tem vindo a colocar novos desafios à sociedade e em particular a forçar a inovação no ensino e formação mudando o paradigma da educação.

Entre as diferentes e variadas tecnologias e dispositivos disponíveis podemos destacar os tablets, os smart phones, os quadros interativos, o Streaming Audio e Vídeo, as Push Technologies e a Realidade Virtual.

O uso do computador, dos telemóveis “smart” e da Internet, levou ao desenvolvimento de modelos de ensino interativos em praticamente todos os tipos de ensino. Por exemplo, numa altura em que as redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade, não podemos ignorar as suas potencialidades no que respeita à promoção da aprendizagem.

Contudo, não parece ainda haver consenso sobre a melhor maneira de usar de novas tecnologias de informação nas práticas educativas.
Assim, acompanhar a utilização e aceitação pelos formandos e formadores destas novas tecnologias e espaços de comunicação, como é exemplo o Facebook, e perceber se estes utilizadores estarão, também, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem, é uma questão premente.

Neste enquadramento, e porque importa conhecer, debater, pensar e planear o papel futuro destas novas tecnologias no Ensino/Formação propõe-se organizar um ciclo de Seminários.

A quem se destina o seminário

Público em geral, mediante inscrição prévia.

Oradores

Programa

9:00
Recepção dos Participantes
9:15
Sessão de abertura
Cristina Pinto - Presidente do CA do Citeforma
António Valadas da Silva - Presidente do CD do IEFP
Vitor Santos – Coordenador do Seminário - Citeforma / NOVA IMS
09:30
Enquadramento da Temática
  • A Escola do futuro
    João Filipe Matos (Instituto de Educação – UL)
  • Tecnologias ao Serviço do Ensino/Formação
    Carlos Correia (FSCH – UNL)
Moderador: Filipe Montargil (Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa)
10:30
Políticas e projetos para a aprendizagem e formação
João Mata (Investigador do CIES/ISCTE-IUL)
11:15
A tecnologia na prática pedagógica
  • Comunicação e interação em redes de aprendizagem e formação
    Fátima Goulão / José António Moreira (UAB)
  • As TI e necessidades educativas especiais
    Tânia Rocha (UTAD)
Moderador: Dulce Gonçalves (Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa)
11:45
Pausa para café
12:15
A tecnologia e a escola

  • Tecnologias de apoio à gestão escolar
    Artur Ferraz (IBC - Internaciontal Business Consulting)
  • Ambientes emergentes
    Vitor Santos (NOVA IMS)
Moderador: Carlos Barata (Citeforma)
13:00
Encerramento
Agostinho Castanheira – Diretor do Citeforma
  • logo iefp
  • logo sitese
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. A sua não aceitação pode resultar em dificuldade em visualizar/interagir com as páginas da Citeforma. Conhecer Política de Cookies Aceito
  • logo PRR
  • pessoas2030
  • lisboa2030
  • fami2030
  • min_trabalho
  • logo uniao europeia