No passado dia 22 de março o Citeforma organizou, nas suas instalações, a Conferência Nacional relativa ao tema “Avaliação da Qualidade interna e a metodologia de Revisão por Pares em rede nos Centros Qualifica”. Este evento enquadrado no projeto transnacional “Peer Review for Quality Assurance in Validation of Non Formal and Informal Learning (VNFIL)”, teve como objetivo debater metodologias e instrumentos de avaliação da qualidade em processos de RVCC, partilhando boas práticas que levem a uma melhoria dos processos.
Manuela Freire da ANQEP fez uma primeira abordagem macro do tema, orientado para “A Qualidade nos Centros Qualifica – prospetivas”. Susana Gonçalves do Citeforma e Sílvia Coelho do Cecoa, especificaram depois a perspetiva do avaliado e do avaliador, focando-se nas experiencias que tiveram ao longo dos anos de atividade RVCC.
Os aspetos relacionados com a área da Qualidade e integração com Sistemas de Gestão da Qualidade implementados, assim como a Gestão da bolsa de Peritos e a rede de avaliação da Qualidade interna através da Revisão por Pares foram depois desenvolvidos por Teresa Guimarães do Citeforma e Cristina Dimas do Cecoa.
O debate final moderado pela representante da ANQEP, Francisca Simões, teve como principal objetivo a partilha de experiências e esclarecimentos sobre a viabilidade de implementação desta metodologia de avaliação por pares, entre os oradores e os participantes do evento, profissionais do setor do Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências dos Centos Qualifica da região de Lisboa.
Como principais conclusões foram apontadas, a importância desta metodologia em ser levada a cabo entre pares, o envolvimento no processo avaliativo de todas as partes interessadas do processo RVCC, a identificação de pontos de melhoria no desempenho da organização e a partilha de experiências entre pares.
Foi ainda salientado que a sustentabilidade da implementação desta metodologia nos C. Qualifica passa pela necessidade de a integrar no atual processo de auto-avaliação dos Centro Qualifica e a rede de avaliação interna entre Centros Qualifica, baseada numa metodologia de Avaliação por Pares. Tal implicará uma gestão e coordenação da bolsa dos Avaliadores e do cruzamento das Avaliações.
https://www.citeforma.pt/noticias/partilha-experiencias-evento-nacional-projeto-peer-review-em-vnfill-extended#sigProId3b7b5e84f5
23 março 2018
Copyright © 2021 - Citeforma | developed by Atlanticomp